Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Sexta, 29 de maio de 2015, 16h06

Nininho realiza atividades para incentivar doação de medula


Atividades marcam o cumprimento de lei em vigor em Mato Grosso e podem resultar no aumento das doações pela população 
(Foto: Marcos Lopes/ALMT)

Em cumprimento a Lei 9.807/2012 de autoria do deputado Ondanir Bortolini, o Nininho, que instituiu a Semana de Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea, entre os dias 21 e 27 de maio, foram realizadas palestras de incentivo à doação e uma atividade de coleta de sangue para cadastro de futuros doadores. Os especialistas em hematologia e oncologia, André Henrique Crepaldi e em hematologia e hemoterapia, Paloma Borges dos Santos, chamaram a atenção para a necessidade de aumento do número de doadores no país e em Mato Grosso. Para eles “cada um de nós pode salvar uma vida com um simples gesto de retirar uma mostra de sangue”.

André explicou que o procedimento para coleta, análise e doação de medula está cada vez mais simples e que, além de não doer, não traz nenhuma sequela ou consequência negativa ao doador. Já Paloma informou que com os avanços da medicina hoje é possível doar sem fazer um único corte no paciente doador, as doações podem ocorrer apenas pela doação do sangue coletado e o paciente retorna às atividades normais em apenas um dia. “É um procedimento simples, discreto, sem dor e de rápida recuperação”, resumiu ela. As palestras realizadas no auditório Licínio Monteiro da Assembléia Legislativa, contaram com a presença de Lucas Henrique, 10 anos, que há 2 anos e meio aguarda na fila de doação de medula óssea. O que é simples, e até mesmo banal para outras crianças, para ele é um sonho ainda não realizado: correr, andar de bicicleta e jogar bola. Otimista, ele acredita que logo receberá o chamado para fazer o transplante e fez um apelo: “eu queria pedir que todos doassem não só para mim, mas meus amigos que precisam e querem estudar e brincar”.

O deputado Nininho, disse ser importante que a cada ano possamos fazer atividades para chamar a atenção das pessoas para a necessidade de doação. “ Não podemos deixar de lembrar sempre, e especialmente nesta semana de Conscientização, que a doação é necessária e que cada um pode salvar vidas com um simples gesto de análise e coleta do sangue. Isso não faz mal, não deixa seqüela no doador, mas devolve a vida à quem recebe”, disse.

Segundo os dados apresentados pela médica Paloma Borges, Mato Grosso tem 7.450 doadores cadastrados e o Brasil 3, 5 milhões. Para ela os números são pequenos se comparados às populações das duas localidades. Mas há esperança, os números mostram também que até 1992 eram raros os transplantes em pessoas com mais de 60 anos o que hoje não ocorre mais e que desde 2004, quando surgem as campanhas mais ostensivas de incentivo à doação, os números crescem à cada ano PARA DOAR - Se você tem interesse em ajudar a salvar vidas fazendo a doação de medual pode procurar o hemocento em Cuiabá. Lá o sangue será coletado e depois da análise será enviado para o cadastro nacional de doadores. Quando seus dados forem cruzados com os dados do banco de receptor em ocorrendo a compatibilidade, você será chamado imediatamente. Os gastos com passagens, hospedagem e alimentação, assim como de todo o procedimento são por conta da saúde pública. Ou seja, você não gasta nada e ainda pode salvar uma vida. O hemocento de Cuiabá fica na rua 13 de Junho, 1.055, bairro Porto ( bem em frente ao Ginásio do Colégio São Gonçalo).
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114