Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Sábado, 30 de maio de 2015, 07h06

Curso sobre prescrição de plantas medicinais começa na primeira semana de junho


tá previsto para os dias 08 e 09 de junho, em Nobres, e 10 e 11 de junho, em Poconé, no horário das 9h até as 11h e das 14 às 17h, a realização do curso sobre prescrição de plantas medicinais, droga vegetal e fitoterápicos. A ministrante do curso será a professora Henriqueta Tereza Sacramento, fitoterapeuta e homeopata de Vitória (ES), e o conteúdo das palestras se destina a médicos, enfermeiros, farmacêuticos e nutricionistas do SUS da região de Poconé e Nobres. O curso constará, em sua maior parte, de atividades práticas no atendimento ambulatorial, e sua carga horária total será de 24 horas.

Os municípios já dispõem da dispensação de plantas medicinais in natura e de drogas vegetais em unidades pilotos. As plantas medicinais dispensadas são Justicia pectoralis Jacq. (anador), Cordia verbenacea DC. (erva-baleeira), Equisetum arvense L. (cavalinha), Alpinia zerumbet (Pers.) B.L. Burtt & R.M. Sm. (colônia), Baccharis trimera (Less.) DC. (carqueja). O Intensivo tem como objetivo promover atualização científica sobre medicamentos fitoterápicos e plantas medicinais, com base nas evidências científicas disponíveis, contribuindo para capacitar nutricionistas para o exercício da indicação/prescrição desse recurso terapêutico de modo seguro e ético, de acordo com as normativas vigentes em cada um dos âmbitos profissionais específicos.

O curso aborda de forma clara e objetiva os conhecimentos fundamentais sobre fitoterápicos e plantas medicinais para o entendimento de suas características, potencialidades e limitações. Além disso, apresenta as bases clínicas para sua indicação/prescrição, bem como as bases farmacológicas e fitoterapêuticas que devem nortear as escolhas possíveis na prática clínica.

A atividade faz parte do Programa Etno-Fitos da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), sob direção do professor Domingos Tabajara de Oliveira Martins e a coordenadora Isanete Geraldini Costa Bieski, do Laboratório de Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFMT, junto aos Programas Farmácias Vivas e APLs de Poconé, coordenado por Mariete Alves, e de Nobres, coordenado por Jesca Kury, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Turismo de Poconé e Nobres, UFMT, Sesc Pantanal e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Os interessados podem obter mais informações sobre o curso através do endereço eletrônico: farmaciavivanobres@gmail.com ou farmaciavivapocone@gmail.com




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114