Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Segunda, 29 de junho de 2015, 23h04

Sema é tema de reportagem internacional


A secretária-adjunta Elaine Corsini foi a única homenageada entre os representantes de estados e províncias que participaram da reunião anual do GCF em Barcelona este mês. Mato Grosso é referência mundial na redução ao desmatamento

Uma reportagem jornalística da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF) coloca o trabalho de Mato Grosso como referência na redução ao desmatamento na Amazônia. Em seu site, o destaque é para o prêmio ‘Herói de Todos os Dias’ que reconhece anualmente funcionários públicos nos estados e nas províncias dos estados membros do GCF que incorporam os valores e o compromisso com a missão principal do grupo, e que trabalham todos os dias no avanço da agenda para a proteção das florestas e conservação do clima.

O primeiro prêmio ‘Herói de Todos os Dias’ foi entregue à secretária-adjunta de Mudanças Climáticas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Elaine Corsini, que integra a equipe técnica da Sema faz 21 anos. “Ela tem sido instrumento dentro do Governo de Mato Grosso e fora deste, atuando como peça fundamental para o recorde verdadeiramente notável que o Estado tem alcançado na redução do desmatamento desde 2005. Ela também se mostrou uma líder dentro do GCF desde que começou a frequentar as reuniões como delegada de Mato Grosso, e é extremamente respeitada por todos os seus colegas por sua conduta e pela sua capacidade de trabalhar com pessoas de perspectivas diferentes, além disso, ela encontra soluções criativas e consegue fazer as coisas acontecerem.”

A 8ª reunião do GCF ocorreu entre os dias 15 e 19 de junho, em Barcelona, estado da Catalunha, na Espanha, e contou com a participação do Governador Pedro Taques, e da Secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini. A comitiva de Mato Grosso participou de várias agendas com os membros do GCF para discutir estratégias para a manutenção das florestas, além de ter contato com instituições que possam desenvolver parceiras com sistema de REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) brasileiro.

Mato Grosso é o estado brasileiro que mais reflete a diversidade econômica e ambiental da Amazônia, já que compreende três biomas (Amazônia, Cerrado e Pantanal), e é o maior produtor brasileiro de soja e outras commodities agrícolas. Em contrapartida, conforme dados do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélites (Prodes), do Inpe, o estado registrou redução do desmatamento de 5,2 milhões de hectares de florestas em seu território entre 2006 e 2014. A redução evitou que 1,9 bilhão de toneladas de CO2 fossem lançados na atmosfera, volume maior que a redução de qualquer Estado da Amazônia para o período, segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), e inclusive maior que a maioria dos países que compõem o Anexo I do Protocolo de Kyoto (1997).

Confira a reportagem no portal do GCF (em inglês): http://www.gcftaskforce.org/home
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114