Cuiabá | MT 23/04/2024
Geral
Terça, 07 de julho de 2015, 16h34

Curso Docência no Ensino Superior começa amanhã


A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) inicia amanhã (08), às 08h30, o Curso Docência no Ensino Superior. A abertura será feita pela pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, professora Leny Caselli Anzai, seguida da apresentação das pró-reitorias. Esta atividade é voltada para os professores do quadro da UFMT que em fase de estágio probatório, conforme preconiza o Art. 4 da Resolução Consepe n°. 24, de 01 de abril de 200, que estabelece normas para Avaliação do Estágio Probatório de Docentes da UFMT.

Este ano, a formação ocorrerá em período integral, de 8 a 10 de julho, em Cuiabá, no Hotel Fazenda Mato Grosso, e abordará temas relacionados à carreira docente. Estarão presentes docentes dos campi de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis, Várzea Grande e do Campus do Araguaia.

O curso terá duração de 40 horas, sendo 24 presenciais (08 a 10/07/2015) e 16 semipresenciais, que são integralizadas a partir da entrega de um artigo científico versando sobre o ensino de graduação na área de atuação do(s) autor(es).

Programação

Além das apresentações das pró-reitorias, a programação inclui, no primeiro dia, de manhã as palestras “A Construção da Identidade Docente”, com o professor Delarim Martins, do Instituto de Educação (IE), assessor para elaboração dos Projetos Pedagógicos de cursos, na Proeg, pesquisador das áreas de políticas públicas em educação, habilidades, competências e gestão escolar. À tarde o assunto em pauta será “Inovação no Ensino Superior”, com o vice-reitor João Carlos de Souza Maia e o coordenador do Escritório de Inovação Tecnológica (EIT), Antônio Carlos Trita, vinculado à UFMT, Vice-Reitoria UFMT.

No dia 9, as atividades começam às 08h, com o tema “Avaliação no Ensino Superior”, a ser abordado pela professora Maria Urbana da Silva, professora do Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon) doutora em Educação com experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem e Avaliação Institucional. Também de manhã será discutida a “Didática e Metodologias no Ensino Superior”, apresentado pela professora Rosemery Petter, da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da UFMT, doutora em Educação, atuando em Didática, Gestão Educacional e Gestão em Educação a Distância.

À tarde, as servidoras da STI, Eunice Pereira dos Santos Nunes (Supervisão de Produção Multimídia e Audiovisual - SPMA), e Roseli Souza dos Reis Nunes (Coordenação de Engenharia de Software de Gestão Educacional e Administrativa - Cesgea) apresentarão o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), um instrumento de apoio às estratégias de ensino, que pode ser utilizado pelo professor na graduação; e, na sequência, o coordenador da Comissão Permanente de Pessoal de Nível Superior (CPPD), professor João Wanderley Vilela Garcia, falará sobre a “Avaliação do Estágio Probatório”.

Na sexta-feira (10) de amanhã a Pró-Reitoria Administrativa apresentará sua estrutura, em que estão, por exemplo, os setores de aquisições e o financeiro, a Prefeitura do Campus e a Secretaria de Gestão de Pessoas. À tarde a Pró Reitoria de Ensino de Graduação será apresentada pelo professor Delarim Martins. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114