Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Segunda, 27 de julho de 2015, 20h43

Ipem-MT executa Operação Especial 'Carro Andando'


Ipem-MT faz verificação em baterias chumbo-ácido 


Estabelecimentos de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop serão fiscalizados até a próxima sexta-feira (31.07), pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) durante a Operação Especial “Carro Andando”. Os técnicos do Instituto vão verificar se as baterias chumbo-ácido de carros e motocicletas são vendidas conforme exigências das portarias n° 299/2012 e 239/2012 do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A diretora de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, Marli Nascimento, explica que desde 2014 as baterias chumbo-ácido não podem ser comercializadas fora das exigências do Inmetro. “A existência do selo do Inmetro presa pela segurança do usuário e no desempenho do produto, garantindo a qualidade”.

Além do selo do Inmetro também será verificada a existência das informações como razão social, CNPJ e endereço do fabricante ou importador, país de origem, denominação comercial (marca), data de fabricação e tensão nominal em volts. “Nesta ação também será feita pela primeira vez a fiscalização técnica, que é a realização de ensaios para verificação do peso do produto, que será comparado com as informações presentes no rótulo”, ressalta Marli.

O Ipem-MT é um órgão delegado do Inmetro vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114