Cuiabá | MT 24/04/2024
Geral
Sábado, 29 de agosto de 2015, 06h58

Nota de lamento sobre destruição de experimento científico


Lamentamos o incêndio ocorrido no último domingo no município de Guarantã do Norte (MT) em uma área onde há quatro anos e meio estava instalado um experimento científico para gerar informações aos produtores sobre o cultivo de pau-de-balsa.

O ensaio conduzido pela Embrapa Agrossilvipastoril, em parceria com a prefeitura municipal de Guarantã do Norte e com a Coopromab/Compensados São Francisco, estava localizado na fazenda do Instituto Federal de Mato Grosso, antigo seminário Cavanis.

Foram queimados 3,4 dos 5 ha do experimento. Dos três tratamentos pesquisados, apenas o de espaçamento de 3m x 3m entre as árvores não foi atingido. Isso graças à atuação dos vizinhos e parceiros que agiram rapidamente no combate às chamas. Os tratamentos de 2m x 2m e 2m x 3m foram totalmente queimados.

De acordo com o pesquisador responsável pelo experimento, Maurel Behling, nas áreas queimadas foram totalmente perdidos os dados que seriam coletados futuramente sobre características do solo, aporte de carbono e acúmulo de serapilheira.

Além disso, a avaliação do índice de crescimento das árvores que sobreviverem será afetado, uma vez que o fogo irá alterar a dinâmica de crescimento das plantas.

Na parcela com espaçamento 3m x 3m, como não houve danos, a coleta de dados continuará normalmente sem prejuízos.

O incêndio teve foco em cinco pontos distintos na mesma estrada. Plantações de outros produtores também foram afetadas pelas chamas. Medidas legais referentes ao episódio estão sendo tomadas pela Embrapa e parceiros que conduzem o ensaio.

Lamentamos, sobretudo, a interrupção da coleta dos dados científicos, que seria a continuidade de uma pesquisa para gerar informações importantes para os produtores, como os níveis de adubação e espaçamento mais indicados para o cultivo do pau-de-balsa.

Aproveitamos para agradecer aos parceiros locais e vizinhos, por terem conseguido agir a tempo de salvar uma parte do experimento.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114