Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Terça, 01 de dezembro de 2015, 12h02

Mato Grosso é o Terceiro Estado que mais Emite gases de efeito Estufa


Desmatamento ainda é o setor que mais contribui para as emissões estaduais, com mais de 83 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente (CO2e); No Brasil, o uso de termelétricas aumenta emissões do país.

Mato Grosso foi o terceiro estado no ranking dos que mais contribuíram para as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no
Brasil, em 2014. No total, foram mais de 145 toneladas de gás carbônico equivalente (CO2e) emitidas no estado, sendo que 57,5% -
(mais de 83 milhões) - são referentes à mudanças de uso da terra (desmatamento). Esse total representa redução de menos de 1% em relação a 2013 e corresponde a 9,3% das emissões brasileiras. Os dados são da nova estimativa do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima.

O Estado campeão em emissões é o Pará com 145,78 milhões principalmente por conta de desmatamento, seguido de perto por São Paulo, em segundo lugar, com 154,08 milhões, especialmente provenientes das emissões no setor de energia.

Emissões Brasileiras

No Brasil, as emissões de GEEs no ano mesmo período permaneceram estáveis em relação ao ano anterior, apesar da queda de 18% na taxa de desmatamento da Amazônia. O país emitiu no ano passado 1,558 bilhão de toneladas de gás carbônico quivalente (t CO2e), uma redução de 0,9% em relação ao 1,571 bilhão de toneladas emitidas em 2013.

Naquele ano, uma aceleração de 28% na taxa de desmatamento na Amazônia havia feito as emissões totais do país crescerem 8,2% em relação ao ano anterior. Com a desaceleração do desmatamento em 2014, era esperado que as emissões também caíssem, mas não foi o que se verificou: uma alta de 6% na quantidade de carbono lançada ao ar pelo setor de energia impediu que a queda de 9,7% no setor de mudança de uso da terra (desmatamento) fizesse diferença na contribuição do Brasil para o quecimento global no ano passado.

O setor de energia emitiu, em 2014, 479,1 milhões de toneladas (mt) de CO2e, e hoje está lado a lado com lado da mudança de uso da terra (486,1 mt CO2e) como principal fonte de gases-estufa da economia brasileira.

"A participação das usinas termelétricas na geração de energia para compensar a crise hídrica que afetou as hidrelétricas foi protagonista nesse resultado", afirma André Ferretti, gerente de Estratégias de Conservação da Fundação Grupo Boticário, uma das instituições que fazem parte do Observatório do Clima (OC). "É preciso diversificar nossa matriz energética, investindo em fontes limpas como a eólica e o etanol de segunda geração."

INDC

Para Ferretti, os dados do SEEG acendem uma luz amarela sobre a INDC, o plano climático anunciado pelo Brasil para a conferência do clima de Paris, que começa na próxima semana. De acordo com a INDC, o Brasil se compromete a realizar reduções absolutas de emissão em toda a sua economia após 2020. "Isso preocupa, porque 2020 é depois de amanhã", diz o coordenador do OC. "O país precisa fazer uma transição econômica importante se quiser entregar não apenas o que prometeu na INDC, mas um corte de emissão maior, compatível com a meta de manter o aquecimento global abaixo de 2oC. Com esses níveis de emissão, o
espaço para essa transição fica pequeno. Estamos longe da trajetória em que precisamos estar."

Sobre Fundação Grupo Boticário A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já poiou 1.439 projetos de 482 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114