Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Sábado, 06 de fevereiro de 2016, 13h47

Concurso de redação busca reflexão de jovens sobre o envelhecimento


Com objetivo de proporcionar aos jovens brasileiros uma maior compreensão sobre o processo de envelhecimento e uma reflexão sobre o futuro, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia realiza o concurso nacional de redação “Como eu quero envelhecer”. O projeto é direcionado a alunos matriculados no 1º e 2º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo o país. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de fevereiro de 2016.

O concurso integra o projeto “SBGG vai às Escolas”, desenvolvido pelo Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora formada por especialistas em Gerontologia. Vale destacar que as inscrições são gratuitas.

Cada participante deverá escrever uma redação inédita e original, em língua portuguesa. Qualquer situação de plágio, incluindo cópias de trechos completos ou parciais, sem citação da fonte, resultará na desclassificarão do trabalho. O texto deverá conter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas e deve ser enviado exclusivamente por meio do site da SBGG, em formulário de inscrição próprio.

De acordo com a entidade organizadora, os adolescentes de hoje compõem o grupo que nos próximos 40 ou 50 anos serão os “novos velhos”, possivelmente muito ativos e fazendo parte da força produtiva do país. Atualmente, em torno de 15 milhões de pessoas estão acima dos 60 anos. Grande parte produtiva e em plena participação social. Cerca de quatro milhões estão inseridos no mercado de trabalho. No entanto, o mito de que o envelhecimento está associado a perdas, doença e proximidade da morte ainda parece fazer parte do imaginário de muitos.

“Queremos mostrar que o envelhecimento não é a via final. Que a expectativa de vida aumenta a cada ano e que há muito o que se viver. Ouvir os adolescentes, verdadeiros agentes do que chamaremos de idosos no amanhã, para compreender seus anseios e ouvir suas expectativas e sonhos quanto à velhice, quanto à vida é o que esperamos com este concurso”, disse a presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG e idealizadora do Projeto, Maria Angélica Sanchez.

Seguindo esta linha, a SBGG tem se aproximado dos adolescentes por meio das escolas de todo o país, para levar informações sobre o envelhecimento. “O objetivo é despertar nos jovens o interesse pela questão fazendo com que, ao pensarem em formação profissional, tenham a clareza de que existe um público que deverá também ser alvo de seu de trabalho. Assim como despertar nas escolas a importância de inserirem conteúdos relacionados ao processo de envelhecimento em seus projetos pedagógicos”.

Premiação e resultado

O vencedor do concurso terá a sua redação lida durante a abertura do congresso de profissionais especialistas e interessados no tema envelhecimento e saúde da pessoa idosa, o 20º Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. O evento será realizado em Fortaleza (Ceará), de 8 a 11 de junho de 2016, sob a organização da SBGG.

O primeiro lugar também ganhará uma viagem de ida e volta a Fortaleza, com hospedagem e um day use no Beach Park, com direito a um acompanhante.

As 20 melhores redações vão dar origem a um livro especial, a ser editado pela SBGG. A obra será disponibilizada em versão digital para as escolas interessadas em utilizá-lo como material didático.

O resultado do concurso será divulgado em duas etapas por meio do site da instituição, na página do Facebook e newsletter. O regulamento e outras informações estão disponíveis na página http://www.sbgg.org.br/concursoredacao/

Cronograma:

- Inscrições: até 29 de fevereiro de 2016 pelo sitewww.sbgg.org.br

- Resultado Parcial (redações pré-selecionadas): 02 de abril de 2016

- Resultado Final (redações vencedoras): 15 de abril de 2016 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114