Cuiabá | MT 25/04/2024
Geral
Quarta, 27 de janeiro de 2016, 14h54

Governo coordena ações de consumo consciente na administração pública


GAE e Sema vão coordenar ação de monitoramento e estímulo à redução da produção e consumo de materiais no Governo de Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) ganha um novo aliado no trabalho de monitoramento e estímulo à adoção do consumo consciente na administração estadual. A partir deste mês, o Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE) passa a coordenar, em conjunto com o órgão ambiental, as atividades a serem desenvolvidas no Executivo para a implantação do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Juntas, as pastas vão coordenar ações de incentivo para que os servidores adotem o comportamento sustentável no ambiente de trabalho.

Reconhecida pela Unesco, a A3P procura sensibilizar gestores e funcionários para o engajamento coletivo de comportamentos sustentáveis. A iniciativa de inserir o consumo consciente em órgãos públicos é um dos objetivos do programa celebrado entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Estado, em outubro do ano passado.

Para o secretário adjunto de Captação e Monitoramento do GAE, Vinicius Saragiotto, buscar o equilíbrio entre os padrões de produção e consumo do poder público é um desafio para as pastas. “Neste momento em que países enfrentam a escassez de importantes recursos naturais, iniciativas de caráter socioambiental como essas, que associam o sustentável ao desenvolvimento, chamam para os responsáveis em atender a demanda da população a responsabilidade de pensar estrategicamente em políticas públicas eficientes”, comenta o gestor.

Agenda Ambiental

Desde que passou a integrar o Programa, formado por uma rede de 165 instituições públicas municipais, estaduais e federais, que assinaram o termo de adesão com o MMA, o Governo do Estado assumiu o compromisso de promover a reflexão sobre os problemas socioambientais no âmbito da administração. Assim como revisar práticas operacionais e administrativas, a fim de evitar o desperdício e promover o uso racional dos bens públicos.

De acordo com a coordenadora de práticas sustentáveis do GAE, Manoela Froes, a Agenda Ambiental estimula desde pequenas mudanças de hábitos, até atitudes que podem gerar economias para a instituição. Segundo Froes, o Gabinete iniciou neste ano o trabalho interno de gestão ambiental com a conscientização e controle de recursos renováveis. Em breve, deve começar ações pontuais para promover a diminuição do uso de materiais descartáveis.

“A A3P busca a redução dos impactos socioambientais negativos gerados pela atividade pública, também incentiva a adoção de novos referenciais nos critérios de compras governamentais e na contratação de serviços. Mudanças simples como a redução do uso de descartáveis e o reaproveitamento de materiais de escritório já provocam uma grande variação de comportamento nas entidades públicas. É essa a direção que a parceria entre o GAE e a Sema deve seguir”, explica. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114