Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Sexta, 29 de janeiro de 2016, 15h24

Nova metodologia melhora formulação do Plano Plurianual


A adoção de uma nova metodologia resultou na melhoria da qualidade da formulação do Plano Plurianual (PPA) - que estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual para os próximos quatro anos. Conforme estudo realizado pela Coordenadoria de Avaliação da Secretaria Adjunta de Planejamento, 62% dos programas previstos no PPA 2016-2019 foram avaliados com nota superior a 8 e 88% com nota superior a 7.

No PPA 2012-2015, por sua vez, apenas 4% dos programas tiveram nota superior a 8 e 21% nota superior a 7. Notas inferiores a 7 somaram 79% no PPA 2012-2015, enquanto que no PPA 2016-2019 representam apenas 12%.

“Isso significa que houve uma melhoria substancial na qualidade da elaboração do planejamento estratégico do governo, bem como do desdobramento dessa estratégia tanto no nível tático quanto no nível operacional, resultando na melhoria da efetividade da ação governamental”, ressaltou o secretário adjunto de Planejamento, José Bussiki.

Na prática, isso significa que as ações planejadas apresentam um maior alinhamento com os objetivos do governo e contribuem de forma mais direta para o alcance desses objetivos.

A avaliação do PPA 2016-2019 envolveu 60 programas finalísticos de governo, tendo sido considerados somente aqueles de responsabilidade do Poder Executivo Estadual. A análise teve como foco os aspectos relacionados à pertinência e coerência dos programas, ações e indicadores e das relações estabelecidas entre eles.

A nova metodologia adotada em 2015 para confecção do PPA 2016-2019 teve a participação direta do nível estratégico do governo, ou seja, do próprio governador e secretários de Estado. Como insumos para a confecção do documento foram utilizados o Plano de Longo Prazo do Estado de Mato Grosso (PLP) – um recorte de quatro anos - e o Plano de Governo “Para Mudar Mato Grosso”, que contém os compromissos pactuados pelo governador Pedro Taques com a sociedade mato-grossense.

De posse dessas informações, a Secretaria de Planejamento promoveu uma série de oficinas com a participação de todos os secretários de Estado e adjuntos. Os trabalhos resultaram na definição dos objetivos estratégicos a serem alcançados pelo governo, bem como as estratégias que serão adotadas para isso.

Com o auxílio de técnicos das secretarias, foram definidos ações e programas que serão desenvolvidos nos próximos quatro anos para atingir os resultados planejados pelo nível estratégico. Em seguida, foram traçadas as ações específicas e tarefas.

“Nós invertemos a lógica de planejamento até então vigente, que se baseava em demandas setoriais apresentadas pelos técnicos das secretarias. No entanto, essas demandas muitas vezes não estavam em conformidade com o programa de governo daquela gestão. Essa falta de alinhamento entre nível estratégico e nível operacional resultava no descumprimento dos compromissos firmados no plano de governo, e é exatamente isso que nós não queremos que aconteça. Nossa intenção é que todos os compromissos firmados sejam efetivamente cumpridos”, explicou o secretário de Planejamento, Marco Marrafon.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114