Cuiabá | MT 23/04/2024
Geral
Segunda, 02 de maio de 2016, 21h05

Decisão de respeito: Educação abre comemoração aos 149 anos de Várzea Grande


A entrega das obras de reforma da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Faustino Antônio da Silva’, no bairro Colinas Verdejantes nesta manhã (2), marcou o início da programação alusiva aos 149 anos de Várzea Grande que até o dia 15 de maio será comemorada com uma série de 26 atos entre inaugurações, entregas de obras de escolas e unidades de saúde, assinaturas de licitações, entregas de títulos definitivos de propriedades, missa em Ação de Graças, Desfile Cívico e uma dezena de ações que vão levar benefícios à população.

A entrega da reforma da escola ‘Faustino Antônio da Silva’ virou uma atração na comunidade. A unidade escolar é o ponto de referência de estudo e lazer que há anos viam a escola deteriorar sem nenhuma intervenção pública. Nesse período, os alunos tinham a dura rotina de acordar mais cedo ou de almoçar mais cedo para pegar o ônibus escolar e se deslocar do bairro até o Centro da cidade, onde a unidade estava funcionando em sede locada. A unidade é a primeira a ser devolvida à comunidade e integra um pacote de onze edificações que serão entregues à população, sendo oito escolas e três creches. O investimento total é de R$ 10,5 milhões.

“Hoje estamos escrevendo um livro e abrindo a primeira página com a reinauguração dessa unidade que estava completamente destruída e abandonada. É uma decisão de respeito e de fazer justiça social com as crianças moradoras dessa comunidade. Tenho certeza que nem mesmo a comunidade tinha mais esperanças de que escola seria reformada e devolvida às famílias. Essa obra, mais do que trazer as crianças para suas comunidades e devolver a cada uma delas um espaço digno para o aprendizado, reforça o compromisso dessa gestão com a qualidade de ensino para com nossas crianças que são o futuro da nossa Várzea Grande”, disse a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos. “Com as reformas e ampliações de oito escolas e três creches vamos trazer cerca de 5 mil crianças e jovens de volta as suas comunidades”.

Durante a entrega da reforma, a prefeita anunciou que a escola ‘Faustino Antônio da Silva’ vai integrar, ainda nesse mês, o projeto Escola em Tempo Ampliado (ETA) tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de educação e do rendimento escolar, oferecendo espaço de convivência para ações afirmativas que reduzam a vulnerabilidade social de crianças e adolescentes de Várzea Grande. Cem alunos do 6º ao 8º ano ficarão na escola em tempo integral, onde pela manhã seguem a grade escolar normal e à tarde participam de oficinas semi-profissionalizantes.

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Zilda Pereira Leite de Campos, lembrou que assim que a prefeita Lucimar assumiu o cargo um dos seus primeiros atos foi o de conhecer a estrutura das escolas e a Faustino estava em situação precária, que nem de longe lembrava ser uma escola. “Foram mais de dez anos de abandono e sem qualquer investimento e hoje estamos entregando uma escola em plena condição de funcionamento, totalmente mobiliada, com equipamentos novos e pronta para servir à comunidade. As aulas têm início já amanhã, dia 3 de maio”, anunciou.

A dona de casa Ceucide Gonçalina dos Santos, moradora do Colinas Verdejantes, tem três filhas, as duas em idade escolar estudavam até o ano passado em Cuiabá. “Já que aqui no bairro não tinha escola, eu mandava elas para Cuiabá, mas agora vão estudar aqui perto de casa com a nova escola. Fico mais tranquila”. Rayane e Raysa, que vão dar início ao ano letivo amanhã, conheceram a unidade e aproveitaram a manhã para brincar no parquinho.

Também moradora do Colinas Verdejantes, Ligimara de Figueiredo, conta que o ano passado foi um ano difícil, pois sua filha Lays Vitória de 7 anos, ia todos os dias até o Centro, onde a prefeitura mantinha um local locado para abrigar os alunos da Faustino. “Era muita preocupação, tinha medo do trânsito, ficava pensando se estavam cuidando dela. Agora eu vou buscar e trazer ela para estudar na escola do nosso bairro”.

Para Janiffer Mendes, a preocupação era ainda maior, pois seu filho Andreo, de 5 anos, também fazia parte da rotina de estudar longe de casa. “Meu filho é muito pequeno para ficar indo e vindo assim, sem o cuidado dos pais. No começo pensei até em tirar da escola, mas seria pior para ele. Com a inauguração da escola ficou bom para todos nós e me sinto mais segura”.

A presidente da Associação dos Moradores da Cohab João Baracat, residencial situado no bairro Colinas Verdejantes, Luzia Aparecida Conceição, lembrou que a escola é a única opção de lazer da comunidade e que ela fazia muito falta a todos.

A diretora da escola, Andréia Marques, lembra que transportar quase 300 alunos diariamente foi uma responsabilidade muito grande, mas que felizmente, foi partilhada por todos os membros da escola. “Telhado, parte elétrica e hidráulica estavam condenados e hoje estamos ganhando uma escola praticamente refeita, nova, com sete novas salas, refeitório, quadra coberta, laboratório de informática, móveis novos e o melhor de tudo, a comunidade dentro da comunidade”.

Amanhã, dia 3, a prefeita segue com a programação oficial alusiva aos 149 anos de fundação de Várzea Grande, com o lançamento das obras de revitalização (recapeamento e sinalização) da Avenida Couto Magalhães e rua João Norberto de Barros. O ponto da cerimônia será no posto Trevinho, situado na Couto Magalhães. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114