Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Terça, 03 de maio de 2016, 09h06

Sema lança projeto para revisar normas da ABNT


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realiza nesta quarta-feira (04.05) a apresentação do Grupo de Trabalho de Manejo Florestal de Florestas Nativas, membro da Comissão de Estudo Especial em Manejo Florestal da ABNT. Este grupo discutirá ao longo de 32 meses a revisão do regulamento de n° 15.789/2013 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que estabelece os princípios, critérios e indicadores para o manejo sustentável de florestas nativas no país. O encontro ocorrerá das 8h às 12h, no Auditório Pantanal da secretaria.

De acordo com o coordenador do projeto, Marcos Antônio Camargo Ferreira, o objetivo da reunião é apresentar o Grupo de Trabalho (GT) que representará Mato Grosso nas discussões nacionais, a fim de tratar as normas de manejo florestal existentes e a dinâmica dos processos oficiais de certificação no Brasil. “Esse trabalho permitirá que os padrões adotados nacionalmente estejam em consonância com os padrões internacionais, garantindo assim uma ampliação no mercado externo com maior grau de sustentabilidade às atividades realizadas em campo”.

A coordenadora da Comissão de Estudo Especial em Manejo Florestal da ABNT (CEE), Pollianne Dionor Schwabe, fará a apresentação do GT. No evento, o grupo de trabalho lançará uma proposta de revisão conjunta, de forma que os interessados e envolvidos nas atividades de base florestal, em especial o manejo florestal de florestas nativas possam contribuir na construção da proposta.

A consulta estará disponível ainda nesta semana no site da Sema. “Esperamos contribuições de todo cidadão interessado no tema, assim como de empresas, movimentos e organizações da sociedade para elaborarmos as mudanças necessárias que atendam tanto o setor de base florestal como os preceitos da sustentabilidade”, afirma o coordenador Marcos Ferreira.

Também participam deste Grupo de Trabalho representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT), da Associação Mato-grossense de Engenheiros Florestais (Amef) e do Centro de Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem).

Inscrições

Podem participar do encontro: servidores públicos, profissionais e pesquisadores interessados em adequar as operações florestais aos padrões nacionais reconhecidos internacionalmente. A inscrição é gratuita e dever ser realizada até terça-feira (03.05) a partir do e-mail treinamentos@sema.mt.gov.br.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114