Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Quarta, 04 de maio de 2016, 12h32

Setas reúne empresários para falar sobre importância do jovem aprendiz


A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) realizará na quinta-feira (05.05) uma reunião com 170 empresas que foram notificadas por descumprirem a lei de contratação de jovens aprendizes. A intenção é sensibilizar os empresários a se adequarem às normas, contratando o público vulnerável pelo programa Emprega Rede.

A superintendente do Serviço Nacional de Emprego (Sine), Rosane Cintra Belém, explica que os empresários foram notificados pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). Na reunião, que será realizada às 14h na Sede das Promotorias de Justiça da Capital, será apresentado aos participantes a importância da aprendizagem.

“Esses empresários já receberam a notificação de que estão irregulares por não cumprirem a determinação de contratação mínima de jovens. Então, agora eles participarão desse encontro, onde nós mostraremos a importância da aprendizagem, além de apresentar o nosso público do Emprega Rede, que é composto por pessoas que precisam de uma chance para trabalhar”, disse.

A lei do jovem aprendiz é regulamentada pelo decreto nº 5598/2005 e estabelece como público pessoas maiores de 14 e menores de 24 anos. A ação faz parte da programação do “Maio Trabalhador”, que será realizada durante todo o mês, com uma série de ações voltadas à inclusão socioprodutiva de cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Emprega Rede

O programa busca dinamizar o mercado de trabalho, promovendo de forma mais eficiente a entrada de jovens no mercado de trabalho, ou a reinserção de desempregados.

Promove também, diretamente, a cidadania de grupos que se encontram em situação desfavorável no mercado de trabalho como mulheres, jovens, pessoas com deficiência, egressos do trabalho escravo, família com crianças em situação de acolhimento; egressos do trabalho infantil e suas famílias, e egressos de medidas socioeducativa

Maio trabalhador

A programação do “Maio Trabalhador” continua ao longo do mês, com ações voltadas à inclusão socioprodutiva de cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), no dia 10 de maio, será promovido o “Maio Trabalhador”, na Praça Alencastro, na capital. No local, a Setas levará serviços de cidadania à população como acesso a documentação básica fornecido pelo “Ações Integradas de Cidadania”, além de atendimento do Sine.

Finalizando, no dia 25 de maio, será realizado o Encontro dos Conselhos Municipais do Trabalho, das 08h às 17h. A intenção é fortalecer os conselhos municipais de trabalho, para que eles tenham maior força na luta em prol dos direitos da classe trabalhista de Mato Grosso. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114