Cuiabá | MT 19/04/2024
Geral
Quarta, 04 de maio de 2016, 17h25

Novo Fiotão: 30 anos de amor e glória por Várzea Grande


“Nada é mais importante do que o resgate da cultura de um povo, pois o tempo tem que servir para preservar a memória, a história e os esforços daqueles que trabalharam pelo bem comum”, assim se referiu a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, ao assinar o ato de autorização para o lançamento do edital de Concorrência Pública para as obras e reformas do Ginásio Poliesportivo ‘Júlio Domingos de Campos – Fiotão’. Reforçando ainda que o ‘Fiotão’ é um monumento histórico e que serviu de cartão postal para Várzea Grande e é o orgulho da cidade e que foi o palco de importantes eventos como concursos de misses, formaturas, posses de prefeitos e vereadores, casamentos comunitários e inúmeros eventos esportivos.

A prefeita lembrou ainda que com a reconstrução de todo o complexo, que será uma obra moderna, o tempo e o desleixo de gestões passadas serão deixados para trás porque o novo ‘Fiotão’ representará símbolo da prosperidade e do respeito aos valores da família varzeagrandense. “O complexo perpetuará mais de 30 anos de amor e glória por várzea grande, seja no esporte, na cultura, nos eventos sociais. Por isso falo que o simbologismo desta obra vai além dos benefícios, pois muitas gerações de pessoas, de famílias passaram por aqui e viveram momentos de felicidade, seja no esporte, seja na cultura ou nos vários eventos já realizados neste espaço”.

O lançamento do edital de Concorrência Pública foi realizado nesta manhã (4) em frente ao ginásio e integrou a programação alusiva aos 149 anos da cidade que teve início no último dia 2 e segue até o dia 15, data de fundação do Município.

O PROJETO - O projeto de reforma e revitalização do complexo está orçado em R$ 4,2 milhões e será custeado com aporte do Município e parte, R$ 2,26 milhões, via emenda parlamentar individual do deputado estadual Gilmar Fabris. “Estou devolvendo a Várzea Grande um pouco do que Várzea Grande me deu e vem me dando. Tenho obrigação de trabalhar por essa cidade e sabemos o quanto a população reivindicava o resgate do espaço e da história do Fiotão. O dinheiro que virá para essa obra vai ser bem aplicado, não vai ser desviado de sua finalidade, não vai fugir do seu intuito porque acredito na transparência da gestão Lucimar Campos. Em breve teremos de volta o nosso ponto de lazer e cultura para Várzea Grande”.

O projeto arquitetônico, de padrão internacional, tem previsão de reforma total do ginásio compreendendo telhado, pintura, piso, arquibancada, portas, janelas, sala de imprensa, calçadas, paisagismo, estacionamento, iluminação interna e externa com tecnologia em LED, além da revitalização de todo entorno do centro poliesportivo.

A previsão do Município é de que o processo de Concorrência Pública dure até 45 dias (trâmite de licitação) para que em seguida as obras de fato possam ser iniciadas e realizadas sem interrupções obedecendo a um cronograma físico-financeiro que prevê a entrega total em 180 dias, ou seja, até dezembro deste ano. A contrapartida do Município já está garantida.

O ex-governador e ex-senador por Mato Grosso, Júlio Campos, filho do ‘Seo Fiote’ – que deu seu nome ao ginásio – lembrou que quando o complexo poliesportivo foi construído era uma obra moderna, mas que infelizmente não recebeu manutenção nos últimos dez anos, chegando ao ponto de estar completamente destruído. “O Fiotão é a referência de Várzea Grande e sua reconstrução é a redenção para o desporto municipal. Vamos ter uma praça de esportes do tamanho do merecimento e da envergadura do Fiotão e nos preparar para novos tempos, novas competições e novos eventos no nosso Fiotão”.

Participaram da solenidade, secretários municipais, lideranças comunitárias, desportistas, empresários e os vereadores: Maninho de Barros, Nilo Campos, Claido Celestino Batista (Ferrinho), Hilton Gusmão, João Tertuliano de Barros (Joãozito), Joaquim Antunes de Souza, Miguel Baracat, Pedro Paulo Tolares (Pedrinho) e Valdemir Bernardino de Souza (Nana). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114