Cuiabá | MT 24/04/2024
Geral
Sexta, 27 de maio de 2016, 15h07

Encontro encerra mês de Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças


A programação alusiva ao mês de combate às violações sexuais contra o público infanto-juvenil será encerrada no próximo dia 31 de maio com o Encontro Estadual de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O evento é coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e será realizado das 08h às 12h, no Fórum de Cuiabá.

“Essa será uma oportunidade única para discutirmos com nossos parceiros dessa luta contra a violência sexual da criança e do adolescente, sobre as ferramentas e formas que podemos trabalhar para coibir as violações de direitos”, afirmou a secretári adjunta de Assistência Social, Marilê Ferreira.

Representantes da rede sócio assistencial de Mato Grosso participam da programação, que às 08h, seguida do debate “Percepções sobre a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Estado”.

Erivã Velasco, professora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) é uma das integrantes da mesa de debate.

“Nós reuniremos pessoas qualificadas para tratar da temática e debater amplamente o cenário que estamos vivendo, com relação a exploração sexual de crianças e adolescentes no nosso Estado. Esperamos sair de lá com novas ideias e pensamentos para trabalhar”, ressaltou Marilê.

Campanha

Em 18 de maio de 1973, Araceli Crespo, 8 anos, foi sequestrada, violentada e assassinada. Seus agressores nunca foram punidos. O fato mobilizou a sociedade e foi a partir daí que se instituiu 18 de maio como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Para combater o abuso e violências contra crianças e adolescentes, a Setas e o Cedca realizam de forma contínua diversas ações de combate às violações. Entre elas, a Campanha de Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual, realizada ao longo de todo o mês para fortalecer as políticas públicas executoras da temática. Foram dez frentes de trabalho, entre audiências, caminhadas, encontros e capacitações.

“A campanha foi realizada ao longo do mês, mas é essencial lembrarmos que durante o ano todo a Setas trabalha em prol dessa temática. São várias ações realizadas em busca da melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes”, reforçou a secretária adjunta.

Como exemplo, ela citou o aplicativo de denúncias de violações aos direitos da criança e adolescente S.O.S. Infância, elaborado em parceria com o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti). O dispositivo será lançado em junho para auxiliar no combate a esses crimes.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114