Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Domingo, 26 de junho de 2016, 06h38

MPF realiza reunião em Porto Alegre sobre criminalização dos movimentos sociais


O Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul realizará reunião dia 4 de julho com a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, subprocuradora-geral da República Deborah Duprat, para falar sobre criminalização dos movimentos sociais. O evento será realizado no auditório da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 800, Bairro Praia de Belas, Porto Alegre/RS), contará com a presença de organizações e entidades da sociedade civil e é aberto ao público.

O encontro começa às 16h. Estão convidadas entidades sindicais, movimento estudantil, entidades ambientalistas e defensoras da causa indígenas, dentre outras.

A atividade é promovida pelo Núcleo de Apoio Operacional à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão na 4ª Região (NAOP-PFDC/4ª Região), que no último dia 5 de maio, em parceria com a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio Grande do Sul, promoveu audiência pública sobre “Banalização de manifestações de intolerância política, religiosa, racial e de gênero, bem como identificação de possíveis mecanismos de combate a tais práticas”.

A preocupação com a criminalização dos movimentos sociais é pauta recorrente do NAOP-PFDC/4ª Região. Em 30 de abril de 2014, o MPF e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP/RS) promoveram audiência pública para debater a atuação das forças de segurança nas manifestações populares relacionadas à Copa do Mundo 2014, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 9 de junho do mesmo ano, o MPF e o MP/RS se reuniram com representantes dos responsáveis pela segurança pública para entregar recomendação com parâmetros para ação das forças policiais durante a Copa do Mundo.

PFDC - Deborah Duprat foi designada para ser a nova procuradora federal dos Direitos do Cidadão pela Portaria PGR/MPF Nº 367/2016, de 25 de maio, para mandato de dois anos. Ela está viajando o Brasil para discutir temas relativos à atuação da PFDC e também se encontrará com os núcleos de apoio à PFDC que existem no Brasil para discutir prioridades da área. O NAOP-PFDC/4ª Região é o segundo a ser visitado.

Reunião sobre criminalização dos movimentos sociais

Quando: 4 de julho (segunda-feira), às 16h

Onde: Auditório da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 800, Bairro Praia de Belas, Porto Alegre/RS)

Informações: Núcleo de Apoio Operacional à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão na 4ª Região (NAOP-PFDC/4ª Região).

Fone: (51) 3216-2251 / 2261. E-mail: prr4-naop-pfdc@mpf.mp.br. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114