Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Terça, 28 de junho de 2016, 16h58

Adutora do Alto Sertão (AL) beneficiará 130 mil pessoas


O projeto de ampliação da Adutora do Alto Sertão em Pariconha, município de Alagoas, foi inaugurado nesta terça-feira (28). A obra possui investimentos federais de R$ 89,43 milhões, e vai beneficiar mais de 130 mil pessoas.

Com a iniciativa, a Adutora do Alto Sertão passa a captar água diretamente do canal do sertão alagoano, o que possibilitará um maior alcance de pessoas atendidas pela rede de abastecimento hídrico, com segurança. Ao todo, oito municípios (Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D'Água do Casado, Pariconha e Piranhas) e 40 povoados do Estado de Alagoas serão favorecidos.

Além dessa obra, o abastecimento de água também está garantido aos moradores do semiárido brasileiro que precisam da operação dos carros-pipa. O governo federal está reservando recursos para evitar qualquer descontinuidade nesse programa.

Alto Sertão

O sistema adutor captará água no Canal do Sertão Alagoano e não mais diretamente do Rio São Francisco. Essa ação gera economia com a diminuição dos custos operacionais já que a distância é menor. A água do rio será retirada no povoado Salgado, em Delmiro Gouveia (AL). A interligação com o canal do sertão alagoano é realizada no km 37 do trecho I do canal, no município de Pariconha.

A adutora é composta por uma estação elevatória de água bruta, uma unidade de tratamento de água, duas estações elevatórias de água tratada, dois reservatórios apoiados e 104,5 quilômetros de tubulação adutora de água tratada de ferro fundido. O governo do estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), foi responsável pela execução das obras.

Canal do Sertão Alagoano

Hoje, três etapas do Canal do Sertão Alagoano já beneficiam 166,8 mil habitantes em seis municípios do Estado: Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Olho D'Água do Casado, Inhapi e Senador Rui Palmeira. Com 92,9 quilômetros de extensão, nos trechos I, II e III foram investidos R$ 1,52 bilhão do governo federal. As duas primeiras etapas foram entregues em 2013. Já a terceira, em novembro de 2015. Com recursos da União, o trecho IV está em execução pelo governo de Alagoas.

Carros-pipa

Os recursos para ações de convivência com a seca na região nordeste, entre eles crédito para a o pagamento da Operação Carro-Pipa Federal (OCP), instalação de poços e de adutoras emergenciais, foram asseguradas nesta terça-feira (28) pelo governo federal.

As demais ações da Defesa Civil, coordenadas pelo Ministério da Integração, como o atendimento às demandas de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas atingidas por desastres naturais também, terão continuidade.

Para garantir a utilização do instrumento legal mais apropriado, o Ministério da Integração Nacional e o Ministério da Fazenda farão uma consulta formal ao Tribunal de Contas da União.

A Operação Carro-Pipa beneficia cerca de 3,9 milhões de pessoas que são abastecidas por 6.800 carros-pipa em nove estados da região do semiárido nordestino e da região Norte de Minas Gerais. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114