Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Quarta, 29 de junho de 2016, 14h35

Rede de Proteção a Pessoas em Situação de Violência promove capacitação de agentes públicos


A Defensora Pública e membro da Rede de Proteção a Pessoas em Situação de Violência em Cuiabá (RPPSV), Rosana Esteves Monteiro, participa da capacitação de profissionais da educação em relação à Notificação Individual de Violência Interpessoal e Autoprovocada. O evento, que teve início na última segunda-feira (27) e se estende até a próxima quinta-feira (30), é realizado na FEICS (Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão).

Conforme a Defensora, o objetivo da capacitação é fortalecer a rede de serviços e proteção às pessoas vítimas da violência. “Ainda existe certo desconhecimento em relação à natureza, princípios e fundamentos da notificação da violência, até mesmo entre os próprios agentes públicos e profissionais da área. Dessa forma, buscamos implementar ações de vigilância junto a Assistência Social, Educação e Saúde, bem como a nova ficha de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan)”.

capacitacaointernaNa oportunidade, Rosana Monteiro falou, por exemplo, sobre o que é, âmbito e natureza da violência e hipóteses de notificação. “A violência é uma questão de saúde publica, gera problemas em diversas áreas. Precisamos conversar, debater, criar conhecimento, para desmistificar a violência e fazer frente a essas situações. Nós que atuamos na rede estamos envolvidos num trabalho voluntário, cada um dentro da sua instituição, interessados em promover algo diferente e sabemos que para seu crescimento e fortalecimento é necessário o comprometimento e ética de cada um de nós”.

Ao longo de cada dia de evento os multiplicadores discutem toda a fundamentação do assunto, a partir dos conceitos, tipologias e sinais das violências, legislação, fluxos da notificação e do atendimento na rede intersetorial local, as implicações e desdobramentos da implantação da Ficha de Notificação Individual e o seu preenchimento, assim como realizam estudos de casos e participam de uma roda de conversa.

Nesse primeiro momento foram convocados diretores, coordenadores e assessores pedagógicos das quatro regionais da Capital (Leste, Oeste, Norte e Sul). Já numa segunda oportunidade, será a vez dos profissionais da área da saúde e na terceira, um feedback de todos que participaram das duas capacitações.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114