Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Quarta, 29 de junho de 2016, 18h05

Setoriais de controle interno destacam capacitação da CGE


Como parte da atuação preventiva e orientativa, a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) encerrou nesta quarta-feira (29.06) o ciclo de capacitação que envolveu 80 servidores das Unidades Setoriais de Controle Interno (Unisecis) das secretarias e entidades do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso.

Os participantes aprovaram a iniciativa, o conteúdo e a metodologia do curso sobretudo, por conta dos exercícios e das dinâmicas com simulação de situações práticas. Eles também ressaltaram que a capacitação possibilitou o intercâmbio de conhecimentos e experiências para auxiliar ainda mais o trabalho das Unisecis.

“Essa iniciativa da CGE de estreitar os laços com as Unisecis e nos respaldar ainda mais acaba fortalecendo o nosso trabalho. O ambiente foi muito proveitoso de troca de experiências e dúvidas”, disse o servidor Marcos de Deus Griggi, da Secretaria de Estado de Cultura.

Teve participante que também destacou o apoio cotidiano da Controladoria à Unisecis. “Gostaria de aproveitar para agradecer à equipe da CGE principalmente, pela atenção no dia a dia para soluções e orientações dos problemas que aparecem nos órgãos. É bastante claro para mim que a equipe está em constante movimento no sentido de melhorar cada vez mais o trabalho, trazendo segurança para as equipes das Unisecis. Acredito que, de forma conjunta, chegaremos cada vez mais a um nível de excelência”, comentou André Rodrigues dos Santos, da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários.

Ao final da capacitação, os participantes demonstraram, em unanimidade, a expectativa de que iniciativas semelhantes aconteçam com mais frequência. “Sugiro a realização de fórum anual para discussão e socialização dos assuntos vivenciados pelas Unisecis”, afirmou a servidora Maria Alice Tonarque, da Secretaria de Estado de Saúde.

Controle preventivo

O curso visou orientar os servidores quanto às atribuições e competências das Unidades Setoriais, bem como estreitar a atuação articulada entre as Unisecis e a CGE para possibilitar um aprimoramento do controle interno preventivo dos gastos públicos. “A Uniseci é parceira das secretarias para ajudar na prevenção de erros e falhas”, comentou a secretária adjunta de Auditoria e Controle da CGE, Kristianne Marques.

O superintendente de Desenvolvimento dos Subsistemas de Controle da CGE, Norton Glay Sales Santos, salientou que um dos grandes desafios é fazer com que todos os servidores entendam a importância do controle. “É necessário que percebam esse mecanismo como um processo importante para o trabalho ou sua segurança e que o enxerguem como evidência de sua importância como indivíduos”, afirmou.

Atribuições

A auditora Cristina Vilela, uma das facilitadoras da capacitação, ponderou que o controle interno não é atribuição somente da CGE e das Unisecis, mas de todos os servidores, desde chefias até os níveis de execução, sejam de funções finalísticas ou administrativas.

“O controle interno não é um setor. É o que cada servidor faz quando executa suas atividades funcionais. Cabe à CGE e às Unisecis avaliar e testar, por amostragem, se os controles são satisfatórios ou não, se determinadas tarefas foram executadas de acordo com as normas”, disse.

Tecnicamente subordinadas à Controladoria Geral, mas vinculadas aos respectivos órgãos e entidades somente para fins administrativos e funcionais, as Unisecis são células da CGE em cada pasta não com o intuito de fazer auditorias (atribuição essa de competência exclusiva dos auditores da CGE), mas de verificar a estrutura, funcionamento, segurança e a aderência às normas dos controles internos das atividades sistêmicas, para evitar o desperdício e o uso indevido de recursos públicos, por exemplo.

Previsto no planejamento da CGE-MT para o biênio 2016-2017, o curso foi dividido em duas turmas e teve o apoio da Secretaria de Estado de Gestão, por meio da Escola de Governo.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114