Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Terça, 26 de julho de 2016, 19h54

Adiada a entrega de casas da nova Vila Autódromo, removida para a Olimpíada


A entrega de casas da Vila Autódromo, prevista para hoje (26), foi adiada. Ao chegar ao local, moradores e membros da Defensoria Pública constataram que as obras no entorno, como calçamento, esgoto e iluminação não foram concluídas. A previsão é que seja agendada uma nova data para entrega das chaves ainda nesta semana. Os moradores serão avisados com um dia de antecedência.

Cerca de 20 famílias remanescentes da vila ao lado do antigo Autódromo de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, que resistiram à remoção das casas, para dar lugar ao Parque Olímpico. Elas receberão as novas unidades em troca de seus terrenos, como parte de acordo extrajudicial firmado por intermédio da Defensoria Pública do Estado. As antigas unidades serão demolidas.

Construída em três meses, a nova vila inclui habitações de até dois quartos, que podem ser expandidas, em terrenos de até 180 metros, erguidos ao longo de uma via única. A obra vinha sendo monitorada por uma comissão de moradores e especialistas de universidades.

“Foi marcada para hoje a vistoria, mas acabou sendo adiada porque a obra de urbanização não está completa, em reunião [de comum acordo, com a prefeitura e a Defensoria Pública]”, explicou Nathália Silva, uma das representantes dos moradores. “Melhor esperar um pouco e encontrar a casa OK do que ir agora e ter mais problemas, depois de tudo que passamos.”

Do total de 500 famílias que moravam na Vila Autódromo – uma comunidade de 40 anos – somente 20, cerca de 60 pessoas, permaneceram. A maior parte aceitou indenização e foi morar em outro lugar ou em condomínio do Minha Casa, Minha Vida, a poucos quilômetros dali. Muitas reclamaram das condições dos apartamentos, arrependeram-se e tentaram voltar.

Resistência

A prefeitura do Rio reconhece a remoção da Vila Autódromo como a única diretamente ligada aos Jogos Rio 2016. O Comitê Organizador, no entanto, afirma que não exigiu a retirada, criticada por organizações de direitos humanos como Anistia Internacional e Justiça Global. Na visão dessas entidades, houve uma “limpeza social” no local, próximo ao Parque Olímpico e à Vila dos Atletas, onde os 31 edifícios de alto padrão estão sendo vendidos a partir de R$ 650 mil.

Para a Defensoria Pública, a permanência de 20 famílias na Vila Autódromo é uma “vitória da resistência”. Em geral, os moradores alegam que as negociações foram injustas, que sofreram pressão psicológica, quando parte da vila foi demolida e os escombros deixados a céu aberto. Eles denunciam, inclusive, intimidação de agentes da própria prefeitura. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114