Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Quinta, 28 de julho de 2016, 17h53

Parcerias com a AMM agilizam os planos de saneamento básico dos municípios


.

O andamento dos planos de saneamento básico para os municípios e o cronograma de visita as regiões, foram tratados na reunião entre o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, e o superintendente da Fundação Nacional de Saúde- Funasa, Francisco Holanildo. Durante os meses de agosto e setembro, os consórcios intermunicipais de Desenvolvimento Econômico do Araguaia, Médio Araguaia, Norte Araguaia, Portal do Araguaia, Além do Vale do Juruena e Vale do Teles Pires, serão visitados pela equipe da Funasa para acompanhar a implantação dos planos nos municípios vinculados aos consórcios.

Os planos estão bem adiantados, conforme Holanildo. Seguindo um cronograma de ações, vinte planos serão concluídos este ano com os recursos liberados pela Funasa em Mato Grosso Desde o ano passado, os prefeitos foram orientados sobre a necessidade de criação dos comitês coordenador e executivo, que vão atuar em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso na elaboração dos planos municipais de saneamento básico.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, salientou a importância da parceria para o desenvolvimento local e para melhorar as condições de saúde e qualidade de vida da população. “Sem os planos, os municípios não poderão receber recursos públicos para investimentos no setor de saneamento básico, fundamental para o controle e prevenção de doenças”, assinalou.

De acordo com levantamento da UFMT, não há universalização da distribuição de água potável e em vários municípios a qualidade da água distribuída é questionada pela população. Além disso, a maioria da população não é servida por sistemas de coleta e tratamento de esgoto sanitário. A instituição também aponta que nem todo o resíduo sólido domiciliar produzido é coletado, não existe disposição final em aterro sanitário e os resíduos são depositados a céu aberto nos chamados “lixões”. No período de chuvas a população, notadamente em áreas periféricas, sofre com a falta de sistema de drenagem de águas pluviais. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114