Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Sexta, 29 de julho de 2016, 15h22

Hospital de Força Aérea do Galeão está apto a atender vítimas de ataques químicos


O Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), no Rio de Janeiro, está preparado para atender possíveis vítimas de ataques químicos durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Até o dia 30 de setembro, o local mantém uma infraestrutura voltada para o respectivo atendimento.

Equipes multidisciplinares com médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais, estão de prontidão caso sejam acionados. A infraestrutura no local inclui uma tenda, montada no dia 15 de julho, responsável pela descontaminação primária e monitoramento dos pacientes. O serviço funcionará 24 horas.

“Ela é formada por três corredores, um para maca e os outros dois divididos para homens e mulheres. Aqui os pacientes vão ser monitorados, descontaminados e, ao término, na saída da tenda, verificados se há ou não contaminação. Caso não haja, eles são encaminhados para o hospital”, explica o Major Médico Jayme Mendes, Chefe do Setor de Medicina Nuclear e do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HFAG.

O Hospital de Força Aérea do Galeão vai disponibilizar, para essa missão, 12 leitos do CTQ. Desse total, dois são os chamados quartos multipropósito. “Eles possuem uma blindagem de chumbo por detrás da parede e foram planejados para receber um paciente contaminado com um agente muito agressivo, como gás sarin, ou por um agente biológico”, explica o Major Jayme.

Atendimento modelo

Referência no tratamento de grandes queimados na América Latina, o HFAG tem em sua expertise o grande aliado para a missão de receber vítimas de contaminação química, conforme explica a Tenente-Coronel Enfermeira Rúbia Pereira Carneiro, membro da comissão de Defesa Química, Bacteriológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) do Hospital de Força Aérea do Galeão.

“Há cerca de dois anos, nós iniciamos o treinamento de várias equipes multidisciplinares. Estamos aproveitando a experiência em tratamento de queimaduras químicas adquirida ao longo de 30 anos. Temos um centro cirúrgico próprio e contamos com médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas e todas as especialidades médicas para atuar nesse atendimento. Estamos de sobreaviso, 24 horas por dia, e prontos para atender”, ressalta a Tenente-Coronel Rúbia.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114