Cuiabá | MT 20/04/2024
Geral
Sábado, 30 de julho de 2016, 15h09

Governo capacita fiscais para combater pesca ilegal


Para combater a pesca da piracatinga, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) lançou um curso para identificação dos filés de bagres voltado para fiscais ambientais.

A medida foi uma reação do governo federal à caça dos botos-vermelhos, que servem de isca para a captura do peixes piracatinga nos rios da Amazônia. A pesca da piracatinga está proibida por lei até 2019. Até lá, alternativas de iscas para a pesca da piracatinga devem ser encontradas.

"A moratória é uma ação do governo para parar a matança de botos. Desaceleramos um processo que estava com uma velocidade muito rápida, mas não estamos tendo a mesma velocidade para trabalhar e resolver esta situação. Esta é uma ação para capacitar esses profissionais, que têm a responsabilidade e a capacidade para tornar a moratória viável", explicou a coordenadora do Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Inpa, Vera Silva, que também é conselheira da Ampa.

A iniciativa do Inpa faz parte da campanha Alerta Vermelho de combate às atividades ilegais de caça e pesca dos mamíferos aquáticos da Amazônia.

O boto-vermelho ou boto cor-de-rosa é o maior golfinho de água doce do planeta. A estimativa dos pesquisadores é que, se for mantida a pesca da piracatinga, mais de 2,5 mil botos serão mortos em um ano na região, uma ameaça para a sobrevivência da espécie.

Inscrições

O 1º Curso de Identificação dos Filés de Bagres para Fiscalização do Pescado no Estado do Amazonas é gratuito e tem 60 vagas disponíveis. Ele será realizado nos dias 3 e 4 de agosto no Centro de Estudos de Quelônios da Amazônia do Inpa. Os interessados devem enviar e-mail até o próximo domingo (31) para o endereço curso.fiscalizacaopescado@gmail.com e solicitar o formulário de inscrição. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114