Cuiabá | MT 16/04/2024
Geral
Quarta, 24 de agosto de 2016, 12h55

Auditores aprimoram técnicas para redação de relatórios


Auditores do Estado e servidores da área administrativa da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) participaram nesta semana de Oficina de Redação de Relatórios, em Cuiabá. O objetivo foi aprimorar a produção dos relatórios de auditoria, de modo a tornar mais eficiente a comunicação com os gestores públicos destinatários dos trabalhos e com a sociedade.

Para tanto, o professor Carlos Alberto Motta apresentou técnicas de composição de textos para auxiliar os auditores a redigirem com mais segurança, clareza, objetividade e concisão, inclusive com conteúdos bem estruturados e ilustrações bem projetadas.

“O relatório é a etapa mais importante do processo de planejamento e execução de uma auditoria e deve ser entendido como uma ação de comunicação estratégica fundamental para o processo decisório”, argumentou.

Para o consultor, é preciso levar em conta o perfil do leitor atual, que é ávido por informações e por compreendê-las, mas sem concentrar muito tempo na leitura de tudo o que chega até ele. “O treinamento visou compartilhar metodologias para que a redação dos relatórios permita a leitura com mais eficiência e a compreensão com mais facilidade e rapidez”, salientou.

A oficina teve como referência o Manual de Redação de Relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU) e integra o ciclo permanente de aperfeiçoamento profissional dos auditores do Estado de Mato Grosso. “Foi mais uma oportunidade para atualização de conhecimentos”, disse o auditor Marino Koch.

Sobre o professor

Graduado em Letras e Comunicação Social, Carlos Alberto Motta atua como professor, palestrante e consultor para empresas em todo o Brasil. Já foi, inclusive, contratado por notória especialização pelos mais renomados órgãos públicos do País.

Desenvolveu programa de redação de relatórios para profissionais de áreas técnicas e de auditoria nas empresas Brascan Brasil, Ipiranga, Vale, Petrobras, Aracruz Celulose, BR Distribuidora e Banco Central.

Além disso, é autor de livros, dentre eles: “Como escrever melhor” (Publifolha) e “Como escrever textos técnicos” (Ed. Thomson Learning).  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114