Cuiabá | MT 19/04/2024
Geral
Sábado, 24 de setembro de 2016, 08h03

Pesquisadores ministram curso na UFRRJ


Os pesquisadores da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) Cesar da Silva Chagas e Waldir de Carvalho Junior, em parceria com a professora Helena Pinheiro, do Instituto de Agronomia da UFRRJ (Seropédica-RJ), irão oferecer no trimestre que se inicia a disciplina "Métodos e Técnicas de Mapeamento Digital de Solos".

"A oferta da disciplina e a procura dos alunos demonstram a importância do tema científico de mapeamento digital de solos. A disciplina já foi oferecida em anos anteriores mas sempre traz novidades em relação à novas abordagens e, nesta etapa, além do mapeamento de classes e atributos de solos, serão abordados aspectos de funções de profundidade de solos, a fim de melhor entender o comportamento do solo em profundidade", conta Waldir.

O objetivo geral da disciplina é apresentar e discutir os fundamentos e técnicas da pedometria, com ênfase em práticas computacionais aplicadas ao mapeamento de classes de solos e estudo da variabilidade espacial e vertical de propriedades de solos. Especificamente abordará a capacitação em sistemas livres (Free Open Source Systems – FOSS) e proprietários de estatística espacial, além de sistemas de informações geográficas (SIG) para aplicação de métodos preditivos como, por exemplo, regressões, árvores de decisão e regressão, random forest, redes neurais e krigagem, para espacialização de classes e atributos físicos e químicos de solos.

O curso terá 75 horas/aula e valerá três créditos aos alunos de pós-graduação. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114