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Segunda, 26 de setembro de 2016, 17h26

Secretaria de Serviços Legislativos faz curso para seus servidores


Foto: Marcos Lopes

A Secretaria de Serviços Legislativos da Assembleia Legislativa (SSL) está realizando um curso de nivelamento de conhecimentos entre seus servidores. A meta é que cada servidor saiba sobre todas as rotinas praticadas naquela secretaria. Cada uma das cinco gerências do setor está repassando as atividades de sua competência aos demais. Os dados também vão resultar em uma cartilha, uma espécie de manual, que será distribuída para todos os trabalhadores da SSL. A comprovação de aprendizagem e frequência mínima de 75% dará direito a certificado emitido pela Escola do Legislativo.

“Pensamos numa forma pela qual todos saibam tudo sobre as rotinas da secretaria e que tenham compreensão geral de todas as ações aqui praticadas. Sabemos que cometemos erros e essa atualização de conhecimento visa, também, consolidar os acertos e diminuir o índice de erros cometidos, uma vez que nosso trabalho resulta na publicação de leis que serão vistas no mundo inteiro”, explicou Leonir de Freitas, que comanda a SSL.

A secretaria tem cinco gerências, sendo: de documentação, de atividades do plenário, de publicação legislativa, de atualização e de tramitação. Juntas, elas dão tratamento a todos os documentos elaborados na Casa de Leis. Nesses encontros, que estão ocorrendo todas as sextas-feiras, as cinco gerências fazem exposição dos produtos desenvolvidos pelas gerências, a apresentação do fluxograma de tramitação de projeto de lei ordinária e análise de um caso concreto da tramitação de projeto de lei.

Posteriormente, essas instruções normativas serão compiladas no Manual de Normas e Procedimentos da SSL, a ser publicado. “Vamos fazer um manual, uma espécie de cartilha, que será distribuída para todos nossos servidores da secretaria. Acredito que essa troca de informações vai possibilitar que todos conheçam melhor o que a secretaria produz e vai equiparar os conhecimentos dos antigos e novos servidores”, afirma Leonir.

Servidoras avaliaram o curso: “O serviço é bastante complexo e essa troca de experiência está possibilitando que cada um conheça o que o colega faz”, disse Onizete Ventura. “Estamos tendo uma visão geral do funcionamento do todo da secretaria. Essa visão mais clara dá uma compreensão maior e evita que muitos pensem que a secretaria é uma espécie de cartório onde se faz documentação e entenda que o processo é mais complexo e qual seu papel nesse processo”, disse a taquígrafa Rosivânia Ribeiro França. “Cada um vê a compreensão de sua parte no todo que é a engrenagem dessa secretaria que é complexa”, avaliou Regina Célia Garcia.

O curso tem avaliação para a emissão de certificado. A avaliação do servidor está sendo feita com base na frequência e em relatório. Os alunos deverão apresentar uma frequência igual ou superior a 75%, que será registrada em folha de frequência, e ainda apresentar um relatório final das atividades, para ter acesso ao certificado que será fornecido pela Escola do Legislativo. 




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