Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Quarta, 28 de setembro de 2016, 17h18

PJe: workshop alinha rotinas de trabalho


Os assessores de gabinete e a diretora da secretaria da Segunda Câmara Cível participaram nesta terça-feira (27 de setembro) do Workshop do Processo Judicial Eletrônico (PJe), promovido pela Coordenadoria Judiciária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação.

Para favorecer a interação entre os servidores foi desenvolvida uma dinâmica, que envolveu todos os participantes, com objetivo de demonstrar o quanto a comunicação pode impactar no resultado de uma atividade coletiva.

Ambientação propícia, de acordo com a coordenadora judiciária do TJMT, Rose Pincerato, para alinhamento de rotinas de trabalho e troca de experiências. “Nossa intenção é essa, tornar o espaço descontraído para que os participantes do workshop se sintam à vontade para falar sobre as necessidades que identificaram e oportunizar sugestões para melhoria da plataforma. Claro que temos desafios a sobrepor quanto à nova ferramenta, mas com o envolvimento e colaboração de todos vamos superar cada um que surgir”.

 

.

Dentre os tópicos abordados no workshop estão normatização do PJe, tabela de classe, movimento e de assunto, classificação de conclusões, verificações de custas no PJe, intimações automatizadas e alinhamento de rotinas nos gabinetes e secretarias.

Uma das inovações divulgadas durante o curso foi a inclusão da Diretoria do Departamento de Apoio ao Julgamento como suporte para o uso do Processo Eletrônico, em Segundo Grau. Conforme a diretora, Marilza Conceição Lima da Silva, a unidade irá realizar atendimento ao público interno e externo no tocante ao sistema. As dúvidas e sugestões deverão ser encaminhadas para o endereço eletrônico: apoio.pje@tjmt.jus.br ou por meio dos telefones: (65) 3617-3093/3273.

Também faz parte das novidades a habilitação de mais uma funcionalidade do software, a intimação automatizada, que otimiza o processo de trabalho, tornando-o mais rápido e eficiente, permitindo o cumprimento de decisões em menor período de tempo. O novo recurso foi demonstrado pelo gestor de projeto de TI do TJMT, Rafael Kloeckner.

Outro método utilizado para subsidiar conhecimento sobre o PJe, na área de custas processuais, foi o manual de procedimentos de arrecadação do Foro Judicial – PJe distribuído durante a reunião. Material esse elaborado pelo Departamento de Controle e Arrecadação da Coordenadoria Financeira (DCA/TJMT).

A sistemática agradou aos participantes do workshop, tanto que a chefe de passagem de autos do Departamento de Apoio ao Julgamento, Ana Cristina Infantino, elogiou a iniciativa do Dejaux. “Foi uma excelente ideia essa do Departamento Judiciário Auxiliar reunir os gestores e servidores das áreas onde tramitam processos num mesmo local. Essa integração nos possibilitou expor dúvidas e também apontar soluções para questionamentos comuns a todos. Harmonia que contribuiu muito para nosso aprendizado sobre o PJe”.

O assessor de gabinete da desembargadora Maria Helena Póvoas, Diogo Toffoli, por sua vez, sugeriu a realização de novas capacitações a cada trimestre sobre a temática. “O PJe é o futuro chegando ao Judiciário, por isso temos que abraçá-lo. Essas discussões são salutares e precisam ser repetidas frequentemente para o crescimento do todo”.

Os próximos a passarem pelo workshop serão os servidores da Quinta e Sexta Câmaras Cíveis, respectivamente na quinta e sexta-feira (29 e 30 de setembro), das 8h30 às 11h30, na sala onde funcionava o restaurante dos desembargadores.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114