Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Quarta, 28 de setembro de 2016, 21h33

Alunos participam de prova seletiva oral


Estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas de Mato Grosso participaram da segunda seletiva para conquistar uma vaga no Programa Jovens Embaixadores 2016. Os 13 alunos fizeram uma prova oral de inglês, nesta quarta-feira (28.09), na escola Yes Inglês e Espanhol (voluntária na ação). Os jovens concorrem a 50 vagas para uma viagem de três semanas aos Estados Unidos.

Mais do que ser estudante da rede pública de ensino, para concorrer ao intercâmbio realizado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o estudante precisa apresentar um excelente desempenho escolar, proficiência em inglês, perfil de liderança, realizar trabalho voluntário e ser exemplo na comunidade. O acompanhamento do projeto em Mato Grosso é realizado pela Coordenadoria de Projetos da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc-MT).

A técnica da Seduc, Gláucia Ribeiro, conta que o projeto existe desde 2002 e um representante de Mato Grosso conquistou uma vaga no intercâmbio nos Estados Unidos em cada ano. Para conquistar a vaga, os jovens participaram de duas seletivas (uma prova escrita e uma oral de inglês). Ao final desse processo, quatro estudantes serão selecionados e receberão em suas residências a visita dos assessores pedagógicos de cada município. Todos os dados colhidos serão enviados à embaixada, que escolherá os alunos para a viagem aos Estados Unidos, que ocorrerá em janeiro de 2017.

 

.

“O jovem selecionado para o intercâmbio de 30 dias irá conhecer a capital, Washington, e participar de atividades culturais, de responsabilidade social, empreendedorismo e liderança, além de realizarem apresentações sobre o Brasil. Enquanto isso, os outros três estudantes estarão automaticamente selecionados para o projeto de imersão na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, no mês de agosto de 2017", informa Gláucia, que acompanhou os jovens durante a estadia em Cuiabá.

Conheça os candidatos do Programa Jovens Embaixadores de Mato Grosso:

Maria Tereza Silva Soares: uma das "veteranas" entre os jovens, aos 17 anos, a aluna da Escola Estadual Alice Barbosa Pacheco, participa do processo seletivo pela segunda vez. Na edição de 2015 do projeto, Maria, que mora na zona rural de Campo Verde, conquistou o direito de participar da imersão na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília (DF), onde esteve em agosto de 2016. A jovem, que pretende cursar odontologia, conta com o apoio da comunidade escolar, reforçada pelos pais que trabalham na escola estadual.

Guilherme Eduardo Rocha Silva: O mais novo do grupo conquistou a imersão na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília (DF), na seleção do ano passado. O jovem, que estuda na Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, em Colíder, comenta a melhora decorrente da participação no projeto. “Eu amadureci muito, tenho mais facilidade no convívio social e afiei o inglês”.

Sebastian Silva: Aos 17 anos, o jovem cursa o 2º ano Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, em Colíder. Aprendeu a língua inglesa assistindo séries e escutando músicas e agora leciona em uma escola de línguas do munícipio. Ele também ensina o outro ofício dele, o desenho, a crianças e jovens da escola onde estuda.

Carla Eduarda Alves Izidório: Também aluna da Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, em Colíder, a jovem de 17 anos estuda o 3º ano do Ensino Médio. Ela sempre foi incentivada pela família a estudar e acredita que por isso é tão curiosa sobra outras culturas.

Beatriz Croscioli Cimbrane: Estudante do 1º ano da EE Ramom Sanches Marques, de Tangará da Serra, a jovem decidiu participar desse projeto por conta do próprio perfil. Aos 15 anos, ela realiza trabalho voluntário, há dois anos, e considera o nível de inglês dela avançado.

Vitória Lissa de Oliveira Marques: Estudante da EE São José do Rio Claro, no município homônimo, a jovem de 16 anos também é autodidata no inglês e conheceu o projeto por intermédio da mãe. A jovem ensina inglês e participa de iniciativas voluntárias da igreja que frequenta.

José Eduardo Melo de Souza: Matriculado no 3º ano da Escola estadual Dom Aquino Correa, em Itiquira, José viaja até Rondonópolis todos os sábados para estudar inglês gratuitamente. O jovem acredita que o intercâmbio proporcionará oportunidades que ele não conquistaria de outra forma.

Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) também participam da seletiva oral. São eles: Bruna Eduarda Markmann de Souza e Daniela Marina da Silva Ananias, do Campus de Cuiabá; Luana Aparecia Gomes, do Campus de Tangará da Serra; Gabriel Fernandes de Souza Lima, Luis Fellipe Xavier dos Santos e Nicole Marques França, do Campus de Várzea Grande. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114