Cuiabá | MT 20/04/2024
Geral
Quinta, 29 de setembro de 2016, 12h27

Defensoria e MP recebem treinamento sobre PJe


Defensores públicos, promotores e procuradores participaram de treinamento presencial do Processo Judicial Eletrônico (PJe) no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), na tarde desta quarta-feira (29 de setembro). A capacitação foi promovida no auditório Gervásio Leite visando a implantação do PJe nas Câmaras Criminais e no Tribunal Pleno, que será realizada no dia 3 de outubro.

O treinamento contou com a participação de 26 pessoas. O público interagiu e pôde tirar dúvidas, questionar e compreender os caminhos iniciais do sistema eletrônico. Também foi dada a orientação sobre quem procurar caso os profissionais tenham dúvidas ou dificuldades em acessar a plataforma.

O instrutor Diego Correa da Costa Souza preparou uma simulação do que seria a atividade dos membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, tais como a distribuição de uma inicial, protocolo de uma petição ou a ciência de intimação.

“O objetivo da gestão do Tribunal é implantar o PJe para agilizar a tramitação desses processos, dar celeridade e fazer com que a prestação jurisdicional seja mais rápida. Fazemos o treinamento dos órgãos externos para que eles não tenham dúvida na hora de acessar o sistema”, pontuou.

Para os defensores públicos Air Praeiro Alves e Munir Arfox, os avanços proporcionados pelo Processo Judicial Eletrônico são incomensuráveis, haja vista que os trâmites processuais que hoje precisam fazer presencialmente serão instantâneos e online.

“É uma ferramenta tecnológica de significativa importância que vai acelerar o processo. É a visão futura que vai ocorrer em todo processamento dos órgãos que envolvem o Judiciário. Essa iniciativa foi muito boa”, considera Air Praeiro.

A respeito da capacitação, o defensor público Munir Arfox acredita que foi importante para dar as orientações iniciais, que serão importantes para enfrentar as dificuldades que naturalmente surgirão. “Vamos encontrar alguma dificuldade inicial até a adaptação do sistema, lógico, mas tudo com o tempo vai se ajeitando. O treinamento foi muito bom”.

Os servidores das Secretarias também receberam treinamento nos dias 27 e 28 (1ª turma) e continuarão nos dias 29 e 30 (2ª turma), das 8h às 18h, na Escola dos Servidores. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114