Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Sábado, 01 de outubro de 2016, 11h58

Fórum de Educação se reúne para discutir Medida Provisória sobre Ensino Médio


O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, convocou uma Reunião Extraordinária do Fórum Estadual de Educação para a próxima segunda-feira (03.09), às 08h30, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Cuiabá. O encontro irá debater a Medida Provisória nº 746, de autoria do Governo Federal, que propõe mudanças no atual modelo de Ensino Médio.

A reunião insere a comunidade escolar no diálogo sobre o futuro do Ensino Médio no Estado, uma vez que irá apresentar todos os aspectos da MP, publicada no dia 22 de setembro, e discutir as potencialidades e aplicabilidades dela em Mato Grosso.

“A convocação do Fórum Estadual para esse debate vem concretizar o compromisso que firmamos desde o início dessa nova gestão, que é dialogar com toda a comunidade escolar e profissionais da Educação. Isso é muito importante para que possamos, de maneira autônoma e livre, construir o nosso próprio sistema estadual de ensino e definir o nosso currículo para o Ensino Médio”, afirma Marco Marrafon, que é presidente do Fórum.

Proposta

Entre as principais alterações propostas pelo Governo Federal está a adoção progressiva do tempo integral e a flexibilização do currículo. Com a medida, será possível, por exemplo, aplicar uma metodologia de ensino por módulos temáticos escolhidos a critério do aluno e segundo seus interesses profissionais.

“Acreditamos que mudanças são necessárias. Porém, elas deverão ser construídas com todos os seguimentos da educação”, pontua o secretário adjunto de Política Educacional da Seduc, Edinaldo Gomes de Sousa.

Fórum

O Fórum da Educação é o responsável por definir as políticas educacionais no Estado.

Além da Seduc, são membros do Fórum a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec-MT), Conselho Estadual de Educação (CEE), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), União dos Dirigentes Municipais da Educação de Mato Grosso (Undime), Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Adunemat), Sindicato dos Trabalhadores e Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (Sintrae), Sindicato dos Servidores Públicos da Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso (Sinprotec), União Mato-grossense dos Estudantes (Umte), União Estadual dos Estudantes (UEE), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope).

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114