Cuiabá | MT 24/04/2024
Geral
Terça, 25 de outubro de 2016, 11h43

Prefeitos recebem dicas para uma boa gestão nas áreas de Turismo e Agricultura


“É preciso ter quem produza, quem gere riqueza, quem gere emprego, quem gere renda, para se ter condições de pagar para que o Município possa sobreviver”, enfatizou o técnico da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Mário Nascimento, na tarde desta segunda-feira, 24 de outubro, no Seminários Novos Gestores.

Mário destacou ainda que buscar parcerias é uma das principais dicas que a CNM pode dar ao prefeito que será gestor de um Município com potencial turístico. “A CNM tem trabalhado para o fortalecimento dos Municípios históricos e Patrimônio Mundial fomentando a priorização de ações e criando estratégias para a consolidação desses destinos”, esclareceu.

Regionalização

Segundo o técnico a regionalização pode ser o caminho para muitos gestores, “para o desenvolvimento do turismo sugerimos que o Município trabalhe de forma integrada e regional, em especial com os Municípios vizinhos e que complementem ou agreguem valor a sua oferta turística”, sugeriu.

Além disso, na visão do especialista, o segmento do Turismo Rural pode ser considerado como uma alternativa para o aumento da renda dos produtores rurais e consequentemente para o aumento da arrecadação municipal.

Mapa do Turismo

Para a outra técnica da área de Turismo, Marta Feitosa, “caso seu Município tenha um perfil turístico, procure fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro. Pois, turismo é oportunidade para o Desenvolvimento Municipal.”

“É importante que o gestor municipal planeje o desenvolvimento do turismo no seu Município para que os impactos (sociais, ambientais, econômicos e culturais) sejam previstos e controlados.”, destacou Marta.

No site da CNM tem uma cartilha desenvolvida pela área técnica de Turismo que contém dicas e informações para o desenvolvimento e incremento da atividade turística no seu Município.

Agricultura

O técnico da área de Agricultura da CNM, Osnir Rocha, pontou alguns aspectos que devem ser seguidos pelos gestores que assumirão as prefeituras em 2017. Entre eles a instituição nos Municípios do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) visando a ampliação do comércio formal da produção local.

“O serviço é responsável pela inspeção sanitária das agroindústrias que processam produtos de origem animal. A CNM defende junto ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 334/2015 que propõe o fortalecimento do SIM, pela autorização do comercio dos produtos inspecionados pelo SIM no território nacional”, lembrou.

Segundo Rocha, isso permitirá o aumento do comércio, principalmente, nos estabelecimentos dos Municípios de pequeno porte.

Maquinas do Pac 2

O especialista destacou que os Municípios devem ficar atentos aos preenchimento da Declaração Anual de utilização dos equipamentos doados ao Município pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) Máquinas. “O não preenchimento da declaração constitui descumprimento de obrigação assumida no Termo de Doação, passível da extinção da doação ao Município”, alertou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114