Cuiabá | MT 23/04/2024
Geral
Terça, 25 de outubro de 2016, 22h07

Núcleo Cível da Defensoria realiza atendimento social a idosos duas vezes por semana


A grande demanda de atendimento a idosos no Núcleo Cível da Defensoria Pública em Cuiabá, motivou a coordenadora do Núcleo, Defensora Pública Elianeth Glaucia Nazário Silva, a dar início a um atendimento diferenciado às pessoas da terceira idade, realizado duas vezes por semana por duas estagiárias de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso.

“A ideia surgiu devido ao grande número de idosos que procuram atendimento, principalmente nas Varas de Fazenda, bem como a percepção das dificuldades que enfrentam, como de compreensão e de se expressar. O objetivo é que as estagiárias verifiquem a situação social desses idosos e o que podem oferecer além do processual, além do atendimento jurídico. Expor para eles o que a Rede oferece e assim proporcionar uma assistência integral”, explicou a Defensora.

Alana Lima e Suzana Barros realizam os atendimentos as terças e quintas-feiras há um mês e contam que já se depararam com casos graves de violência, assim como de endividamento. “Logo que eles chegam, geralmente estão acuados, mas quando fechamos a porta eles se sentem mais a vontade e começam a falar, muitos até choram contando os maus-tratos que sofrem ou sofreram. Uma senhora nos disse uma vez que nunca tinha recebido esse tipo de atendimento”, lembrou Alana.

Suzana ressaltou ainda a orientação sobre benefícios, como da Tarifa Social de energia. “Muitos desconhecem a existência desses benefícios. Então, quando vemos que eles não têm o Cadastro Único do Governo Federal, por exemplo, que dá abertura ao recebimento desses benefícios, já fazemos todos os encaminhamentos necessários”.

Para elas, o trabalho que estão realizando é de extrema importância, pois é a orientação em Direitos, a conscientização por parte dos idosos de que não estão recebendo um favor, mas que têm direitos e devem exigi-los.

Palestra

Além desse trabalho, na próxima quinta-feira (27), às 15h, o Núcleo irá contar com a presença de uma Assistente Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que irá ministrar uma palestra sobre o Benefício da Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) disponível para idosos e pessoas com deficiência. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114