Cuiabá | MT 19/03/2024
Geral
Sexta, 25 de novembro de 2016, 05h53

Pesquisas em parceria com Finlândia serão tema de evento na FAPESP


A FAPESP reunirá, em 28 e 29 de novembro, pesquisadores brasileiros e finlandeses durante o “Finding solutions for urban resilience to nature’s challenges”, workshop em que serão apresentados e discutidos temas de pesquisas em diferentes campos do conhecimento relacionados às adaptações urbanas às mudanças climáticas.

Realizado em parceria com a Agência Finlandesa de Financiamento à Inovação (Tekes), o evento debaterá a contribuição das pesquisas na busca por soluções em diferentes aspectos, como a capacidade das cidades em enfrentar os desafios da natureza e da interferência humana no meio ambiente.

O workshop também tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de novas parcerias entre pesquisadores em São Paulo e na Finlândia, além de promover os resultados de pesquisas apoiadas pela FAPESP em temas como resiliência urbana, recursos hídricos, energia, meteorologia e mudanças climáticas.

As palestras estarão divididas em dois painéis. No primeiro dia serão apresentados trabalhos que possam ajudar a mapear as mudanças ocorridas em diferentes áreas, com foco na realidade brasileira, abordando temas como resiliência urbana, resiliência relacionada à água na região de São Paulo, desafios de fornecimento de energia e resiliência em cidades brasileiras, demografia e desafios urbanos, poluição do ar e cidades inteligentes.

No segundo dia o foco das apresentações estará voltado às novas necessidades de pesquisa e desenvolvimento e à busca de soluções inovadoras. Serão abordados temas como monitoramento de precipitações para melhorar a resiliência a inundações, deslizamentos de terra e secas, previsão da qualidade do ar urbano, resiliência na agricultura, resiliência às catástrofes naturais e como os INDCs – que são as contribuições pretendidas estabelecidas em nível nacional – poderão ajudar a melhorar a resiliência em áreas urbanas no Brasil.

A abertura do evento será feita por Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, e Ari-Matti Harri, do Instituto Meteorológico da Finlândia e coordenador do Projeto Cityzer, apoiado pela Tekes e que desenvolve serviços e produtos digitais de apoio aos processos de tomada de decisão relacionados com meteorologia e qualidade do ar nas cidades.

No evento serão destacadas as contribuições das pesquisas realizadas na Finlândia e no Brasil, sua complementaridade, bem como a possibilidade de fomento conjunto, a exemplo do acordo de cooperação com a Academy of Finland (AKA), mantido pela FAPESP desde 2012 e voltado a reforçar a colaboração no campo da pesquisa científica, com o desenvolvimento de projetos e atividades conjuntas, incluindo mobilidade de pesquisadores, organização de seminários, workshops e simpósios.

Para participar do evento é necessário fazer inscrição eletrônica, no endereço www.fapesp.br/eventos/brafinnishws/registration.

A programação do workshop está disponível em www.fapesp.br/10574.  

Agência Fapesp




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114