Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Quarta, 07 de dezembro de 2016, 12h36

ICMBio regulariza 86 mil hectares do parque Grande Sertão Veredas


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) recebeu a doação de uma área de 86 mil hectares no Parque Nacional Grande Sertão Veredas, situada entre os estados de Minas Gerais e Bahia, a título de compensação de reserva legal (CRL).

A área foi doada por Emerson Vanderlan, que, em setembro, já havia entregue 766 hectares e, em outubro do ano passado, 1.570 hectares. A escritura de recebimento foi assinada pelo presidente do ICMBio, Ricardo Soavinsky.

“Essa é uma das primeiras doações de terra dentro do Grande Sertão Veredas, que historicamente lida com questões fundiárias. Para nós é um processo bastante simbólico devido à importância da região”, comentou Soavinsky.

A compensação de reserva legal é um dispositivo do Código Florestal, por meio do qual unidades de conservação (UCs) de domínio público com pendência de regularização fundiária podem receber, em doação, imóveis privados localizados em seu interior para fins de compensação de terras fora da UC, localizados no mesmo bioma.

Grande Sertão Veredas

Localizado na divisa entre Minas Gerais e Bahia, a unidade de conservação federal administrada pelo ICMBio abriga áreas de Cerrado, incluindo parte do planalto Chapadão Central, que divide as bacias dos rios São Francisco e Tocantins.

Entre os objetivos da unidade de conservação, estão a preservação do bioma Cerrado, em especial as veredas e o carrasco (transição Cerrado/Caatinga), o desenvolvimento de pesquisas, de atividades de educação e turismo ecológico. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114