Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Sábado, 31 de dezembro de 2016, 13h38

Pesquisadores coletam 450 amostras de cactos durante expedição científica pelo semiárido


Pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) realizaram em dezembro a 3º expedição do projeto Coleções Científicas, desenvolvido com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Durante 20 dias, os pesquisadores percorreram territórios da Chapada Diamantina, na região central da Bahia, e do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Na expedição, foram coletadas cerca de 450 amostras de cactos de 50 espécies da família Cactaceae.

Nesta 3º edição do projeto, a equipe de pesquisadores do Insa, formada pelos bolsistas Achilles Lima, Erton Mendonça e Lânia Alves, contou com as contribuições científicas do botânico Leonardo Felix, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e do professor Marlon Machado, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Para realizar a expedição, a equipe do Semiárido Austral foi autorizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A medida é necessária para normatizar a execução da coleta de cactos na unidade de conservação Chapada Diamantina.

Semiárido Austral

As primeiras expedições do projeto foram realizadas na Paraíba e em Pernambuco em março e abril de 2016. O objetivo é ampliar a coleção de espécies do Cactário Guimarães Duque, localizado na sede do Insa, em Campina Grande (PB). O Cactário faz parte do Programa Coleções Científicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). As ações do Cactário são orientadas para a pesquisa e conservação dessas espécies. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114