Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Quinta, 12 de janeiro de 2017, 22h55

Poderes discutirão estratégias para evitar conflitos em unidade penal


Ações preventivas para evitar conflitos entre facções criminosas na unidade prisional de Rondonópolis serão discutidas nesta sexta-feira (13.01), às 14h, durante reunião entre representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), do Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Polícia Civil e diretores da Penitenciária Major PM Eldo Sá Correa, a Mata Grande.

O promotor de Justiça Jorge Damante informa que na segunda-feira (16.01), a partir das 09h, o Ministério Público e a Defensoria Pública também vão a unidade prisional para analisar a situação de cada preso.

“Faremos entrevistas com os presos provisórios para examinarmos casos concretos em que há excesso de prazo ou outros motivos que permitam aos internos responderem ao processo em liberdade. Também serão consultados os presos do regime fechado, para análise de eventuais casos com direito a progressão, mas que ainda não tenham sido analisados pelo Poder Judiciário”, conclui Damante.

Na segunda-feira (09.01), o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, e o secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, se reuniram com o superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso, Áderson Vieira Leite, para esclarecer notícias veiculadas na imprensa no fim de semana e fortalecer a rede de inteligência policial.

Tanto no âmbito da Secretaria de Segurança Pública do Estado quanto no âmbito da Polícia Federal, não há qualquer registro de interceptações telefônicas de detentos planejando ataques a unidades prisionais.

“Foram feitas consultas na Diretoria de Inteligência Policial da Polícia Federal em Brasília e junto à Superintendência da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, e não foi reportada a existência dessa notícia”, relatou o superintendente da Polícia Federal, acompanhado do delegado federal, Sérgio Sadao Mori, responsável pela divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado.

Antes mesmo da reunião, o secretário Rogers Jarbas já havia procurado os responsáveis pelas outras forças de segurança pública para verificar a veracidade das informações divulgadas na mídia.

“Eu entrei em contato com o Dr. Áderson Leite e com o secretario de Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, Dr. José Barbosa, e eles foram enfáticos em afirmar que não havia qualquer tipo de informação nesse sentido e que isso era uma falácia”.

Seriedade e responsabilidade

Mesmo sem registros de ameaças no Estado, a Segurança Pública de Mato Grosso está trabalhando em atenção máxima diante dos ataques ocorridos em unidades prisionais do Amazonas e de Roraima. Para o chefe da Casa Civil, é importante que o cidadão saiba que o Estado está empenhado em garantir a segurança dentro e fora dos presídios. “Estamos trabalhando diuturnamente com seriedade e responsabilidade”.

O governo estadual está atuando em parceria com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e com órgãos de inteligência de outros Estados.

“Eu diria para cada cidadão mato-grossense que não estamos apenas preocupados em evitar rebeliões e impedir o derramamento de sangue nas unidades prisionais, mas também estamos direcionando muita energia a quem está do lado de fora: a cada trabalhador, a cada pai e mãe de família que tem cuidar da sua casa e dos seus filhos”, finalizou o secretário de Segurança Pública. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114