Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Quinta, 12 de janeiro de 2017, 17h35

Setas faz aquisição de cadeiras de rodas para atletas paralímpicos


O investimento em cadeiras de rodas para a prática esportiva deve marcar a retomada do esporte paralímpico em Mato Grosso. A compra realizada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) atende a uma demanda da Secretaria Adjunta de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Casa Civil e beneficiará praticantes de basquete e tênis paralímpico.

A Setas investiu R$ 98.754,00. Foram adquiridas 39 cadeiras de rodas, sendo 24 para a prática esportiva e 15 de uso comum, todas devem ser entregues até o final de janeiro. As cadeiras específicas são uma antiga necessidade dos atletas paralímpicos do Estado, que tiveram as atividades suspensas há quase 10 anos por falta dos equipamentos.

O ex-atleta paralímpico Luiz Santana da Silva, de 42 anos, jogava basquete e representava Mato Grosso. Ele e outros esportistas disputavam campeonatos regionais com cadeiras de rodas emprestadas pela Associação Mato-grossense de Deficientes Físicos (AMDE).

“Aconteceram mudanças nos padrões das cadeiras de rodas para o esporte, e as cedidas pela Associação não estavam adequadas para competições. Então, tilizávamos essas cadeiras da AMDE para apresentações esportivas, até que elas foram roubadas. Como não tínhamos patrocínio para comprar outras cadeiras, o esporte ficou parado em Mato Grosso”, lembrou Luiz Santana.

Ele reforça que a aquisição das cadeiras irá resgatar o histórico da prática paradesportiva no Estado, formando novos atletas, além ampliar a qualidade de vida dos cadeirantes.

O secretário adjunto de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcione Pinho, explica que as cadeiras atendem as características necessárias, além de preservarem a mobilidade dos atletas. “As cadeiras de uso comum são o nosso corpo, se elas quebrarem não saímos de casa, por isso as específicas são tão necessárias”.

As cadeiras específicas para a prática esportiva pertencerão ao Estado e serão geridas pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc). “As cadeiras serão disponibilizadas no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. Pensamos na aquisição não somente para a formação de atletas de alto rendimento, mas também no cunho social. Entendemos que o esporte é a principal porta de inclusão da pessoa com deficiência”, defende Marcione Pinho.

O atendimento da demanda foi articulada pelo deputado estadual licenciado Wilson Santos, atualmente secretário de Estado de Cidades.

Mobilidade

Além do repasse das cadeiras para os atletas, outras 15 pessoas com deficiência receberão as cadeiras de uso comum adquiridas pela Setas. As cadeiras serão enviadas a cinco municípios de Mato Grosso, sendo eles: Cuiabá, Várzea Grande, São Pedro da Cipa, Nossa Senhora do Livramento e Alta Floresta. Nesse último município, sete cadeiras serão enviadas ao Centro de Convivência de Idosos e Pessoas com Deficiência. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114