Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Terça, 21 de fevereiro de 2017, 08h32

Rede Saberes Indígenas realiza primeira reunião


A Rede Saberes Indígenas na Escola, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realiza, até quarta-feira (22), a primeira reunião de rede do projeto “Ação Saberes Indígenas na Escola”. A programação acontece no auditório 1 do Instituto de Educação (IE).

O objetivo da reunião é capacitar a equipe no Plano de Trabalho e nas suas diretrizes e metodologias e, ainda, detalhar o documento para a execução neste ano. O evento contará obrigatoriamente com a participação de 139 pessoas, distribuídas em funções relativas ao projeto.

O projeto envolve pesquisadores e professores indígenas de dez povos de Mato Grosso, além de pesquisadores da UFMT, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), de professores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Secretaria de Educação de Sapezal e de instituições que atuam diretamente com os povos indígenas, como a Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Comissão de educação escolar indígena (CEEI-MT).

Palestra

Na terça-feira, a partir das 14h, acontecerá a palestra “Todos podem aprender, mas todos têm dificuldade de aprender”. Ela será proferida pela professora Esther Pillar Grossi, fundadora e coordenadora do Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA), sediado em Porto Alegre e que há 45 anos vem provando que todas as pessoas são capazes de aprender e de se alfabetizarem.

“O trabalho da pesquisadora é reconhecido porque prova por meio da formação de professores que alfabetizam pessoas de todas as idades, classes sociais, etnias, culturas, independentemente destas já terem provas escolares de que não são capazes de aprender como, por exemplo, na Colômbia que alfabetizam pessoas com deficiência mental ou qualquer outra”, explica a coordenadora geral do Saberes Indígenas na Escola da UFMT, professora Beleni Grando.

Confira a carta convocação e a programação completa da reunião. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114