Cuiabá | MT 20/04/2024
Geral
Sexta, 24 de fevereiro de 2017, 12h55

Governo debate plano estadual da agricultura familiar com sociedade civil


Os debates com a sociedade civil, organizações não-governamentais e poder público, para elaborar o plano estadual da agricultura familiar tiveram início nesta quinta-feira (22) em Várzea Grande. A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários é a entidade responsável pelo plano com a parceria do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Instituto Centro de Vida (ICV).

“É uma proposição inédita do Governo em dialogar com os agricultores familiares, Ongs e pesquisadores para elaborar um plano estadual, que servirá para nortear o governo estadual na aplicação de recursos públicos de forma orientada. Esse trabalho técnica é um marca, um ponta-pé e fotografia da situação real da agricultura familiar de Mato Grosso”, comentou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes.

Os temas discutidos por meio de grupos de trabalho durante o evento, foram: Regularização Fundiária e Ambiental, Produção Sustentável, Agregação de Valor e Comercialização, Assistência Técnica e Extensão Rural e Governança, Gestão e Territorialidade.

Segundo o deputado estadual Valdir Barranco, é preciso definir metas de atuação e investimento público permanentes e criar políticas que propiciem às famílias do campo de tirarem da terra renda de verdade.

“Poder discutir nossas necessidades é algo importante, é a primeira vez que quilombolas participam da discussão de um plano estadual a nível de Estado para apoiar o pequeno produtor”, comentou a quilombola e agricultura familiar, Laura Ferreira.

Os encontros serão realizados em sete municípios definidos estrategicamente para contemplar todas as regiões do Estado. O público-alvo é formado por pequenos produtores e instituições públicas e da sociedade civil organizada, ligadas a agricultura familiar mato-grossense.

Confira abaixo a lista de municípios e locais onde ocorrerão os outros encontros:

Sorriso – 07.03 – Centro de Eventos Ari José Riedi – 8h

Juína – 10.03 – Câmara Municipal – 8h

Guarantã do Norte – 14.03 – Centro de Eventos do Cerrado – 8h

Querência – 17.03 - Câmara Municipal – 8h

Cáceres – 21.03 – Câmara Municipal – 8h

Rondonópolis – 24.03 – Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – 8h

Os encontros contam com o apoio da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Mato Grosso, Sindicato de trabalhadores rurais de Rondonópolis, Associação Mato-grossense dos Municípios, Consórcio Intermunicipal do Portal da Amazônia, Consórcio Intermunicipal do Alto Teles Pires, Câmara Municipal de Sorriso, Câmara Municipal de Juína, Câmara Municipal de Querência e Câmara Municipal de Cáceres.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente pelo formulário no site da Seaf no link https://docs.google.com/a/seaf.mt.gov.br/forms/d/e/1FAIpQLSe3xmDSFbUpcwc-8oFKT9bmx04poUHXLLzGF-SOaf_lyQDX6Q/viewform

Ao término de todos os Encontros Regionais, o CEDRS/MT que é um conselho vinculado a Seaf, fará a seleção final das proposições consideradas prioritárias nos eventos para compor o Plano Estadual de Agricultura Familiar de Mato Grosso. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114