Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Sexta, 24 de fevereiro de 2017, 16h35

Escola na Arena Pantanal vai se chamar Governador José Fragelli


Foto por: Júnior Silgueiro
.

O primeiro estádio-escola de Mato Grosso vai se chamar Escola Estadual Governador José Fragelli. A escola, que funcionará na Arena Pantanal, vai homenagear o ex-governador que deu nome ao antigo Estádio Verdão, demolido para a construção da arena da Copa da Fifa de 2014.

A homenagem foi idealizada pelo secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Leonardo Oliveira, e foi corroborada pelo governador Pedro Taques e pelo secretário Marco Marrafon. O nome foi definido em uma audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (23.02).

Uma equipe de técnicos da Seduc se reuniu com moradores do bairro Jardim Primavera e região, para explicar o projeto Arena da Educação, que será implantado na Arena Pantanal. Foi a primeira de uma série de reuniões que serão feitas com a comunidade para explicar os detalhes da iniciativa inovadora.

Nesse primeiro encontro, Leonardo de Oliveira, juntamente com a equipe pedagógica e esportiva da Seduc, disse, em linhas gerais, como funcionará a escola que será implantada em um dos setores da Arena Pantanal.

“Essa escola será de tempo integral. Em um dos turnos, os alunos vão estudar as disciplinas básicas, como português, matemática e história. Já no outro turno, haverá o treinamento esportivo. Nossa ideia é formar estudantes-atletas de alto nível, com todo suporte técnico e profissional”, destacou o gestor.

Leonardo também atentou para o fato de que o projeto Arena Educação é uma ação inédita do Governo de Mato Grosso. “Além da estrutura da Arena Pantanal, os estudantes terão à disposição os demais espaços do complexo, que envolve o Ginásio Aecim Tocantins, o Palácio da Artes Marciais, a piscina olímpica e a quadra de areia. Estudamos, também, a possibilidade de construir uma pista de atletismo para o complexo”, acrescentou.

Quanto ao nome da escola, Leonardo disse que “é uma maneira de fazer um resgate cultural ao estádio Verdão, que permanece vivo na memória dos cuiabanos", ressaltou.

A Superintendente de Educação Básica da Seduc, Mirta Grisel Garcia de Kehler, explicou que a parte pedagógica da escola já está toda traçada. Para o início de seu funcionamento, nove turmas serão abertas, sendo seis voltadas para o Ensino Fundamental e três para o Ensino Médio.

“Serão duas turmas do 7º Ano, duas do 8º, três do 9º e três do 1º Ano do Ensino Médio. A nossa preocupação foi buscar adolescentes de 12 a 16 anos, para não expor crianças à prática esportiva antes do tempo. Dependendo do andamento da escola, talvez ela precise ser ampliada, seja no número de turmas ou na estrutura, mas isso só o tempo dirá. Inicialmente é assim que vamos trabalhar”, explicou Mirta.

No plano pedagógico, fica estabelecido ainda que o Ensino Médio terá uma carga horária de nove horas, enquanto o Fundamental será de oito horas. “As práticas esportivas também terão turnos diferenciados. Ofertaremos 10 modalidades e, algumas delas, devem ser ofertadas para a comunidade. Estamos correndo contra o tempo para que a escola esteja em funcionamento já no dia 13 de março, assim como as demais unidades do Estado”.

Prestígio

Para a presidente da associação de moradores do Bairro Verdão, Sabina da Silva Marques, que mora há 40 anos na região, a ideia apresentada é ótima e, além de dar uma nova cara à Arena Pantanal, contribuirá para a educação e formação de crianças e adolescentes.

“Entendo que a educação de nossos jovens precisa ir além. Nesse modelo apresentado, uma coisa chega para contribuir com a outra. Tenho certeza de que vamos colher bons frutos dessa iniciativa. Esses jovens só têm a ganhar com a junção da educação com esporte”, explicou.

Batizar a escola com o nome do ex-governador José Fragelli foi uma surpresa para Sabina e para os demais membros da comunidade. “Achei interessante. É um personagem que já faz parte da nossa história, não é nenhum desconhecido para nossa comunidade. É alguém que, de fato, fez e ainda faz parte da nossa rotina. Tenho certeza de que a comunidade sentirá abraçada”, afirmou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114