Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Sexta, 24 de fevereiro de 2017, 16h43

Capacitação para servidores investe na qualidade e satisfação em servir


Servidores da Secretaria de Estado de Gestão (Seges-MT) participaram nesta quinta-feira (23.02) da capacitação "Feliz da vida no seu ambiente de trabalho", ministrada pela servidora Tatiane Barbieri, especialista em Liderança e Coaching na Gestão Pública. O objetivo é desenvolver o servidor para que ele faça o seu melhor, e fomente a transformação dentro do serviço público, aponta a palestrante.

Esta é a 15ª turma que se capacita em Coaching desde o início do programa, que começou em 2016. Atualmente o curso é presencial, e tem 20 horas, foram quatro encontros de quatro horas, às quintas-feiras do mês de fevereiro. O intuito é que o servidor possa colocar em prática durante os outros dias da semana as atividades propostas em sala de aula.

Barbieri é servidora do estado desde 2005, e conta que começou trabalhando na secretaria de Saúde. Ela fez o curso de Coaching em 2013, quando descobriu que seu novo desafio profissional seria levar este conhecimento para outros servidores. Esta é uma das profissões que mais cresce no país, segundo a especialista. O curso agradou também os cerca de 20 servidores que participaram das aulas.

A coordenadora de Informações para Aquisições, Delma Morais, conta que mesmo com apenas três anos no Estado, já participou de várias palestras e cursos da Escola de Governo. Ela se interessou por este curso pois na sua avaliação o tema foi de encontro com o que ela busca para a vida: liderança e motivação, não apenas para ela, mas também para as pessoas que estão ao seu redor.

Já para Roberto Sarto, gestor do Diário Oficial Eletrônico do Estado, a experiência da capacitação foi muito positiva. Aos 63 anos, serve o Estado há 14. Ele explica que todo conhecimento que adquire em experiências de aprendizado, o auxilia a lidar com as mudanças do dia-a-dia.

O setor que Sarto coordena, por exemplo, é case nacional como o primeiro do País a implantar o Diário Eletrônico. Com o passar dos anos, o Diário Oficial que continha mais de 60 pessoas, tem apenas 10 servidores atualmente, isso por conta da evolução da informatização, conta.

O curso

Conforme a palestrante, o principal objetivo do curso é impactar o serviço público, melhorar a qualidade do serviço prestado, e fazer com o que o servidor se desenvolva e atinja os seus objetivos dentro e fora do trabalho.

“O processo começa com uma pesquisa sobre as particularidades de cada secretaria, da visão, da historia, a linguagem que vai conectar com o público alvo. Apesar de que somos todos servidores, a problemática de cada pasta é diferente”, explica Barbieri.

Está marcada a próxima oportunidade para que servidores da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) participem do curso. Nos dias 03 e 06 de março, às 14 horas, no Auditório da Cefapro, serão ofertadas aos servidores atividades dinâmicas de Coaching.

As atividades englobam uma simulação do cotidiano, com situações reais, para exercitar as lições ensinadas em sala de aula. Para mais informações, acesse o site da Escola de Governo.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114