Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Domingo, 19 de março de 2017, 07h02

Manutenção de piscina vai além dos cuidados com a limpeza


Com o calor que predomina em quase todo o País durante grande parte do ano, ter uma piscina se tornou mais do que opção de lazer, bem-estar e conforto. Mas assim como em qualquer obra, a instalação de uma piscina pré-fabricada exige atenção no acabamento e também durante o uso, o que significa fazer manutenção constante, com medidas que não se restringem somente à limpeza. Observar o aspecto do material da piscina ao longo do tempo é essencial para mantê-la em boas condições e realizar reformas são boas aliadas para garantir a conservação e beleza da estrutura.

Entre os principais fatores que contribuem para o desgaste da piscina está o uso de produtos químicos para tratamento da água e até mesmo o uso de cloro, o que faz estruturas de vinil e de fibra de vidro desbotarem. Já as piscinas de concreto ou alvenaria podem apresentar infiltrações, desplacamento e danos estruturais.

Segundo o gerente técnico do setor de autoconstrução da Votorantim Cimentos, Marcio Yoshiharu Matsumoto, em piscinas de concreto e alvenaria é preciso cuidado na hora de assentar e rejuntar pastilhas de vidro e porcelana em áreas molhadas. Existem produtos específicos para assentamento de pastilhas em piscinas e áreas externas, como a argamassa de alta aderência Votomassa Pastilhas. Na hora da aplicação, também é preciso atenção. Dependendo do tamanho da placa cerâmica, há necessidade de alterar o método de aplicação.

“Por exemplo, peças acima do formato 30x30cm ou 900cm² precisam receber a aplicação de dupla colagem e para cada formato de produto existe uma desempenadeira adequada para quando a argamassa colante é aplicada no substrato, que é a estrutura finalizada, e também no verso da placa cerâmica. Após o assentamento do revestimento cerâmico, é necessário aguardar pelo menos três dias antes de executar o rejuntamento. Esta etapa, por sua vez, demanda rejuntes específicos para cada tipo de aplicação”, orienta Matsumoto.

Com o rejunte aplicado e a limpeza feita, basta aguardar no mínimo 21 dias, encher a piscina de água e se refrescar. Antes disso, no entanto, ainda é recomendado inspecionar todo o revestimento para conferir se há alguma placa se soltando ou se existe falha no rejuntamento. Caso a aplicação das placas cerâmicas na piscina seja feita com um tipo de argamassa inadequado, a durabilidade do revestimento pode ficar comprometida, ficando suscetível ao desplacamento cerâmico, a infiltrações e até danos estruturais na piscina.

Para acertar na escolha da argamassa e na aplicação, os proprietários podem contar não só com a orientação dos profissionais do varejo como podem lançar mão da tecnologia. No site Mapa da Obra (www.mapadaobra.com.br) são oferecidas várias informações para ajudar a ganhar tempo e economia. Tem ainda o aplicativo Ajudante Votomassa, que pode ser baixado gratuitamente em qualquer loja online para aparelhos com sistema Android e iOS. No instagram da Votorantim Cimentos (@votorantimcimentos), o consumidor também encontra informações sobre a Votomassa e sobre diversos outros produtos para obra e reforma. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114