Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Terça, 21 de março de 2017, 09h21

Candidatos à Arena da Educação passam por testes de aptidão física


Por Junior Silgueiro
.

Flávio Vinícius Segadilha, de 12 anos, é um dos estudantes que concorrem a uma vaga na Escola Estadual Governador José Fragelli, a Arena da Educação. Na manhã desta segunda-feira (20.03), ao lado de mais de 100 estudantes, ele passou pela avaliação de medidas e testes de aptidão física, supervisionados pela equipe do Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Para este primeiro ano de funcionamento da escola, serão disponibilizadas 315 vagas para o estádio-escola, sendo 210 para o 7º, 8º e 9° ano do Ensino Fundamental e 105 para o 1º ano do Ensino Médio. O processo seletivo segue até o dia 24 de março.

A mãe de Flávio, Vanessa Segadilha, acompanhava cada avaliação do filho, que pretende cursar o 7º Ano do Ensino Fundamental. Ela conta que, junto ao filho, soube da proposta de pedagogia da nova escola, vocacionada às práticas esportivas, por meio de uma reportagem na televisão.

“Vi na TV e achei muito interessante. Hoje em dia, quanto mais a gente puder ocupar nossos filhos de forma produtiva, melhor. Essa combinação, de educação aliada ao esporte, parece promissora”, disse.

Vanessa conta que o menino nunca praticou, de fato, nenhum esporte, mas que costumava participar com bastante entusiasmo das aulas de educação física na EE Professora Eliane Digigov Santana, onde Flávio está matriculado atualmente. “Mas essa é a oportunidade que temos para dar outra perspectiva na vida dos estudantes”, destacou.

Assim que acabou uma das avaliações, dessa vez uma série de corridas, Flávio recebeu o apoio da equipe da Unemat. “Nunca pratiquei esportes, mas gosto muito do vôlei, acho que aqui terei uma base boa, espero me superar e passar nas provas. Quero ser um atleta, especialista”, disse.

Para o superintendente de Esporte na Escola da Secretaria-adjunta de Esporte e Lazer, Rosberg Metelo Martins, a aceitação do projeto está sendo muito boa. “É um dia histórico. Nunca havia sido feito nenhum projeto dessa dimensão dentro do estado. Estamos esperando o melhor”, destacou.

Segundo Rosberg, bons resultados serão colhidos após as avaliações. “Esses testes mostram o que esse estudante está carregando ao longo dos anos, não estamos vendo quem é mais forte ou não. Estamos avaliando a velocidade, impulso e outros detalhes”, destacou.

O secretário-adjunto de Esporte e Lazer, Leonardo de Oliveira, acompanhou os testes no período da manhã e destacou a importância da parceria com a Unemat na execução dos trabalhos. “Estão atuando com uma tecnologia de ponta para avaliar essa criançada e sem dúvidas, mostra que o Estado está fazendo o melhor para transformá-los em grandes atletas no futuro”, disse.

Avaliação individual

Apesar dos testes serem realizados em grupo, a avaliação é individual, explica o coordenador do laboratório, professor Riller Silva Reverdito. “A avaliação é individualizada, levando em consideração a idade, peso e o desenvolvimento dessas crianças. Como a gente realiza diversos testes das valências físico-motora e muitos dos candidatos estão em processo de evolução, tudo precisa ser bem analisado para ter um resultado”, explica.

Há mais de 1 ano, o laboratório trabalha em parceria com o Estado acompanhando jovens atletas. A experiência começou nos Jogos Escolares da Juventude. “Esse novo projeto, de uma escola com vocação esportiva, precisa de um processo cuidadoso. Temos que cuidar do desenvolvimento positivo dessas crianças, para que elas tenham um acesso ao esporte com qualidade e até da formação dos professores”.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114