Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Quinta, 23 de março de 2017, 18h47

Comunidade comemora nova escola no bairro Planalto


Estudantes, ex-alunos, pais e professores comemoraram a construção da nova EE Dr. Hélio Palma de Arruda, inaugurada na noite desta quarta-feira (22.03), no bairro Planalto, em Cuiabá. Com salas amplas e arejadas, quadra poliesportiva, vestiários, refeitório, laboratórios, mesas e carteiras novas, a comunidade escolar, que já teve melhorias nos índices educacionais, tem ainda mais motivos para comemorar.

A cerimônia de inauguração, que contou com a presença do governador Pedro Taques, do secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, e dos filhos de Hélio Palma, estava lotada. A comunidade vibrou com cada um dos anúncios feitos no local e uma das pessoas mais aclamadas pela comunidade era a diretora da unidade, Eliane Aparecida de Melo.

Foram seis anos de espera até que o novo prédio, que vai atender mais de 1,5 mil alunos do Ensino Fundamental, fosse inaugurado, e agora isto é motivo de orgulho e satisfação para a diretora. “Eu estou muito feliz, porque os meus alunos vão ter um lugar ainda mais digno para poder estudar”.

A diretora afirmou que o novo espaço vai possibilitar o desenvolvimento de vários projetos inovadores, como o Prinart, Mais Educação e um projeto da própria escola, chamado Expia HPA, que neste ano falará sobre cidadania. “É uma diferença muito grande, em questão de infraestrutura”, garantiu a diretora.

Para a coordenadora, Vanessa da Costa Guimarães, a nova escola deverá alavancar ainda mais os índices educacionais. Segundo ela, nos últimos anos os estudantes da unidade têm obtido melhoras significativas nas avaliações do Ministério da Educação (MEC), como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“É uma expectativa muito grande para todos nós, que vivemos na escola, com melhores condições para os alunos e educadores, ou seja, vai melhorar ainda mais. Com estrutura, ensino de qualidade, salas e espaços melhores, temos a certeza de que vai melhorar os índices de ensino dos alunos”, afirmou.

O jovem Emanuel Davi Brito Lemes, de 15 anos, está no 9º ano do Ensino Fundamental. Há três anos na escola, ele está empolgado por completar o último ano na unidade. Ele contou que está impressionado com a nova estrutura, que conta com quadra coberta, vestiários, entre outras melhorias. “Estou achando muito legal e muito ‘massa’ essa escola. É uma pena que este seja meu último ano aqui, mas vamos aproveitar o máximo que der”.

Já Lian Campos, de 14 anos, é um ex-aluno, que estudou na escola do 4º ao 9º ano. Em 2017, mudou para outra unidade para completar o Ensino Médio e, ao ver o novo espaço e rever os colegas, confessou que sente um misto de saudades e tristeza. “Estudei aqui durante uns cinco anos, e não vou mentir, dá muita vontade de voltar para cá”, completou.

Pró-Escolas

A EE Hélio de Palma faz parte do Pró-Escolas, maior programa de infraestrutura da história da Educação de Mato Grosso. Foram investidos mais de R$ 4,5 milhões na obra, que conta com 18 salas de aula, diretoria, secretaria, sala de informática, sala de professor, biblioteca, quatro conjuntos de banheiros, cozinha e refeitório. A escola é capaz de atender até 540 alunos por período.

A unidade ainda conta com dois conjuntos de vestiários, praça de recreação e urbanização, instalações de segurança, prevenção e combate a incêndio e pânico, instalações hidrossanitárias e elétricas, quadra poliesportiva coberta com arquibancada, entre outras instalações.

O Pró-Escolas abrange o desenvolvimento de ações em estrutura, ensino, inovação e esporte e lazer, com foco na melhoria da aprendizagem, na redução da evasão escolar e na valorização dos profissionais.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114