Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Terça, 18 de abril de 2017, 07h53

Fapesp anuncia 87 novos projetos de pesquisa para inovação em empresa


A Fapesp anunciará, em 18 de abril, 87 novos projetos de pesquisa para inovação em empresas. Desse total, 45 foram selecionados no 3º Ciclo de Análises de Propostas do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) 2016. Outros 42 foram aprovados no âmbito de quatro chamadas de propostas do Programa PIPE/PAPPE, financiado pela Fapesp e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O anúncio será feito em cerimônia promovida pela Fapesp e pela Finep, na sede da Fundação, que contará com a presença do presidente da ´Fapesp, José Goldemberg, e do presidente da Finep, Marcos Cintra, além do diretor científico e do diretor-presidente do Conselho Técnico Administrativo da Fundação (CTA), respectivamente, Carlos Henrique de Brito Cruz e Carlos Américo Pacheco.

Dos 45 projetos aprovados pelo PIPE, 39 pleitearam apoio da Fapesp para testar a viabilidade tecnológica de um produto ou processo. As empresas selecionadas para esse estágio inicial da inovação tecnológica, correspondente à Fase 1 do PIPE, contarão com R$ 200 mil por um período de nove meses de pesquisa em que validarão seu projeto.

Outras seis empresas submeteram propostas diretamente à Fase 2 do PIPE, que prevê o desenvolvimento, propriamente dito, de produto e processo inovador. Estas contarão com aportes de até R$ 1 milhão por 24 meses para chegar, por exemplo, a um protótipo de uma solução inovadora que, posteriormente, poderá ser levada ao mercado.

Todas as empresas apoiadas pelo PIPE têm até 250 empregados. Essa modalidade de apoio não exige contrapartidas e nem que a empresa esteja constituída na data da apresentação do projeto, desde que sua formalização ocorra antes da celebração do termo de outorga. Entre as 45 empresas com projetos aprovados nesta chamada, por exemplo, 14 estão em fase final de constituição.

O Programa, que realiza quatro chamadas por ano, tampouco exige que os proponentes tenham titulação formal de graduação ou pós-graduação, se comprovarem ter conhecimento e competência técnica nas áreas relacionadas ao projeto.

Já o Programa PIPE/PAPPE tem características diferentes. Implementado em parceria com a Finep, cada chamada do programa instiga as empresas a buscar soluções para desafios específicos, todos de alto retorno econômico e social.

Os projetos selecionados nas chamadas, cujos resultados serão anunciados no dia 18, procurarão respostas para quatro desafios estratégicos: tecnologias e produtos para cidades inteligentes; combate ao vírus Zika e ao Aedes aegypti; produtos e serviços para o novo anel acelerador Sirius – em construção no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas – e tecnologias e produtos para aplicações espaciais.

Para mais informações sobre a cerimônia de anúncio dos 87 projetos acesse www.fapesp.br/10884.

As inscrições devem ser feitas no endereço www.fapesp.br/eventos/pipepappe2017/inscricoes

Agência Fapesp




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114