Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Quarta, 24 de maio de 2017, 16h42

Água Lebrinha assina termo de adesão ao Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal


Fortalecer as ações de preservação dos recursos hídricos e de desenvolvimento sustentável é o principal objetivo do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal que, nesta terça terça-feira (23/05), oficializou a adesão da Água Lebrinha ao projeto. O Pacto foi idealizado em 2012 pelo WWF-Brasil quando a ONG identificou que a região das cabeceiras estava em alto risco. Desde 2015, o Pacto é apoiado, além do WWF-Brasil, pelo Governo do Estado de Mato Grosso e mais 45 entidades parceiras na região das Cabeceiras do Pantanal, que abrange 25 municípios de Mato Grosso.

 

Na região das Cabeceiras do Pantanal nasce 30% da água responsável por alimentar 80% da planície inundada, pelo abastecimento de mais de três milhões de pessoas e pela manutenção da rica biodiversidade local, que conta com mais de quatro mil espécies de animais e plantas registrados.

 

Desde 2015, as ações do Pactos permitiram a recuperação de 80 nascentes, adequação de mais de 100 quilômetros de estradas rurais e a instalação de biofossas rurais que beneficiam mais de 20 famílias com o incremento de renda. Entre os objetivos do projeto estão ainda a melhoria do saneamento básico, assim como a adequação ambiental e a recuperação de áreas degradadas.

 

Com o termo de adesão, a empresa se comprometeu a realizar três ações em benefício das Cabeceiras do Pantanal: contribuir para o fortalecimento do pacto, por meio da divulgação dos resultados do projeto nas redes sociais da empresa, na gestão ambiental, que envolve a inovação dos produtos, e a gestão de resíduos sólidos, com o compromisso de manter a reciclagem de vasilhames de garrafões de 20 litros.

 

De acordo com a diretora da Água Lebrinha, Flávia Almeida, a adesão ao pacto consolida as ações realizadas pela empresa e representa o compromisso com o futuro. "Estamos presentes em todos os municípios do Estado e somos engajados no objetivo de promover o desenvolvimento sustentável nos municípios onde atuamos. Por isso, a partir de hoje, fazemos parte do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, que fortalece nosso comprometimento com o meio ambiente e as nascentes mato-grossenses, fonte de vida. Pois onde tem água, também tem vida e essa continuidade precisa ser garantida'', destacou.

 

A superintendente de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Vania Maria Cesar, ressaltou que buscarão novas parcerias para que as propostas do Pacto ganhem mais força e visibilidade em Mato Grosso. "Esta é a primeira empresa privada que, de forma individual, assinou o pacto. Esse ato tem grande importância uma vez que agimos como uma rede e a parceria é fundamental. A partir de agora buscaremos mais parceiros", disse.

 

Para o coordenador do Programa Cerrado Pantanal do WWF-Brasil, Júlio César Sampaio, a parceria é um importante passo para o projeto. "A Lebrinha é uma empresa que se dedica a fornecer água para as pessoas e o Pacto tem por objetivo garantir água de qualidade e em quantidade para todos os usos. Essa parceria, portanto, é mais do que acertada e importante para que juntos unamos forças pelos rios e nascentes do Pantanal".

 

O PACTO

 

Em 2012, um estudo realizado pelo WWF-Brasil em parceria com o HSBC, a The Nature Conservancy (TNC), o Centro de Pesquisas do Pantanal, o Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e a Carterpillar identificou que a área das Cabeceiras do Pantanal estava sob alto risco, requerendo ações de preservação e recuperação urgentes. O desmatamento, a falta de saneamento básico e as más práticas agropecuárias são as grandes ameaças aos rios e nascentes das cabeceiras.

 

A partir disso, o Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal começou a ser elaborado, com implementação a partir de 2015 e atua hoje na recuperação de nascentes, na execução de ações em prol dos rios Jauru, Cabaçal, Sepotuba e Paraguai e abrange 25 municípios do Mato Grosso. São eles: Alto Paraguai, Araputanga, Arenápolis, Barra do Bugres, Cáceres, Curvelândia, Denise, Diamantino, Figueirópolis D´Oeste, Glória D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D'Oeste, Mirassol D'Oeste, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Esperidião, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Santo Afonso, São José dos Quatro Marcos, Salto do Céu e Tangará da Serra. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114