Cuiabá | MT 18/04/2024
Geral
Sexta, 26 de maio de 2017, 08h36

Serviço de telefonia via internet está disponível na UFMT


fim de facilitar e dinamizar os processos de rotina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), as unidades acadêmicas e administrativas agora contam com o serviço de telefonia pela Internet, por meio da tecnologia de voz sobre protocolo (VoIP). O serviço VoIP, intitulado “Fone@RNP”, é disponibilizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) a todas as instituições públicas de ensino superior.

Segundo a secretária de Tecnologia da Informação (STI), professora Eunice Nunes, o serviço é destinado para ligações interurbanas a números fixos. Para utilizá-lo de aparelhos convencionais, as ligações devem ser efetuadas conforme este código: 79-014-código DDD da localidade-número desejado. A consulta sobre as instituições usuárias do serviço está disponível no site da RNP.

“As ligações podem ser feitas tanto de computadores, quanto de aparelhos físicos de telefone, para as Capitais e principais regiões metropolitanas. Ressaltamos que a qualidade da ligação é muito boa, semelhante à linha convencional, pode-se falar e ouvir claramente”, frisa a supervisora de Manutenção e Rede Telefônica da STI, Ana Maria Marques de Paiva.

Por sua vez, o coordenador da Infraestrutura e Segurança da Informação, Hernane de Paula Ferreira Júnior, lembra que a UFMT conta com infraestrutura de dois servidores ligados à central telefônica e integrados à estrutura do “Fone@RNP”. “Também contamos com um ramal para esclarecer dúvidas e prestar suporte”, afirma.

Fortalecendo vínculos

A chefe de gabinete da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (Propg), Cláudia Regina Falcão, considera utilizar o serviço.

“Frequentemente, estamos em contato com órgãos como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de programas de pós-graduação em outros Estados. É bem interessante, pois facilita a interlocução e ajuda a fortalecer vínculos institucionais e a internacionalização”, pontua.

A assessora da Secretaria de Relações Internacionais (Sari), Poliana Rocha de Paula, afirma que o serviço é tido como essencial no expediente da Universidade. “Além da praticidade, é uma ferramenta que oportuniza melhor atendimento. Aqui já temos experiência com ligações de voz sobre internet por meio de programas como o Skype, e um recurso oferecido pela UFMT será muito bem-vindo”, observa a assessora.

A chefe de gabinete da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), Marina Farias de Araújo, analisa que é uma ótima opção para efetuar ligações. Constantemente, mantemos contato com instituições no interior e fora do Estado, então, utilizaria este serviço sem sombra de dúvidas”, conclui.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114