Cuiabá | MT 20/04/2024
Geral
Terça, 25 de julho de 2017, 16h24

Primeiras ações do 'Prati-Cidade' aceleram serviços de infraestrutura e limpeza urbana


.

Com o Projeto “Prati-Cidade” organizado para ocorrer no dia 28 (sexta-feira) os serviços de infraestrutura e limpeza urbana foram acelerados nos quatro bairros que serão contemplados pelo mutirão socioassitencial. O Projeto, terá a escola Municipal de Educação Básica “Aristide Pompeu de Campos”, sua base para atendimentos, localizada no bairro Cidade Deus onde a Prefeitura Municipal de Várzea Grande já iniciou os serviços de patrolamento e encascalhamento em ruas sem pavimento asfáltico. Já no bairro São Mateus as equipes de trabalho estão trocando lâmpadas e realizando manutenção nos serviços de iluminação pública. No Jardim Itororó e no Jardim Eldorado, os serviços de limpeza pública em geral estão sendo executados, tudo isso para que seja realizado o mutirão de forma tranquila e adequada.

“Desde o início desta semana estamos realizando a limpeza geral dos bairros com a varrição das vias, coleta de entulhos, pintura de meio fio, troca de lâmpadas, poda de árvores, dentre outros procedimentos. Esses serviços são realizados de forma contínua, porém nesta semana os trabalhos estão sendo intensificados nessas comunidades que vão receber o programa social”, destaca o secretário municipal de Serviços Públicos, Breno Gomes. Ele também explica que o objetivo do ‘Prati-Cidade’ é o de ampliar a prestação dos serviços públicos municipais, integrar servidores com as comunidades e aproximar a administração municipal da realidade dos bairros mais periféricos da cidade.

“Estamos concentrando esforços na limpeza e no embelezamento da nossa cidade. Acabamos de lançar o projeto “Uma Várzea Grande melhor para nossa gente” e agora, estamos reforçando a limpeza nestas comunidades que vão receber o mutirão. Estamos cientes e fazendo a nossa parte, mas manter a cidade limpa não é tarefa só do poder público. Precisamos nos unir, Governo Municipal e cidadãos, para fazer de Várzea Grande um lugar mais bonito para se viver”, ressalta Breno.

A dona de casa, Maria da Conceição Loureiro, moradora do bairro Itororó, disse que ficou surpresa ao abrir a porta de casa e ver a quantidade de trabalhadores da Prefeitura na sua rua. “Já coletaram os entulhos, e agora estão fazendo a pintura do meio fio. O visual do bairro já mudou e nós estamos muito contentes com a chegada do mutirão em nossa região”, comemorou.

 

.

Para o morador José de Abreu os serviços que estão sendo executados pela Prefeitura estão chegando em boa hora. “Tenho pendências a serem resolvidas com o Departamento de Água e Esgoto. Vou aproveitar o ‘Prati-Cidade’ e buscar todas as informações com relação aos serviços do DAE e outros que estarão disponibilizados. Também quero fazer uma consulta médica”, informa.

Equipes da secretaria municipal de Viação e Obras também estão mobilizadas em torno do projeto “Prati-Cidade”. O titular da pasta, Luiz Celso de Moraes, explica que nos bairros Cidade de Deus e Jardim Itororó estão sendo realizados os trabalhos de patrolamento e encascalhamento de diversas ruas. “O objetivo é melhorar as condições de trafegabilidade nas vias onde não possui o pavimento asfáltico. Já as ruas que são pavimentadas e que o asfalto já se encontra em estado de desgaste, entramos com a operação tapa-buraco”, explica.

O secretário disse ainda que a meta da secretaria é beneficiar o maior número de famílias com os serviços de infraestrura. “Temos um cronograma a ser seguido. A Assembleia Cidadã tem o papel de reunir comunidades e Gestores, para discutir juntos as principais necessidades e reivindicações mais urgentes e posteriormente a Prefeitura executar os serviços. De forma consensual será executado o que for de maior necessidade. Nem tudo a Prefeitura consegue atender, mas conforme a disponibilidade orçamentária os serviços vão avançando”, declara.

Luiz Celso informa ainda que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) entram em nova fase no município, onde 49 bairros serão beneficiados com obras de esgotamento sanitário e infraestrutura. “Novas frentes de serviços vão ser iniciados em breve. No dia 27 deste mês a prefeita Lucimar Sacre de Campos assina ordem de serviço e autorização para licitação, no valor total de R$ 168 milhões para início das obras do PAC de esgotamento sanitário das sub-bacias 2 e 5 e a ampliação do sistema de abastecimento de água tratada no município. São obras de construção e ampliação do sistema de abastecimento de água tratada, com captação, adutora de água bruta, adutora de água tratada, estação de tratamento, reservação e redes de distribuição; construção da Estação de Tratamento de Esgoto - ETE, com duas elevatórias, o que vai elevar de 30% para 70% a cobertura em saneamento básico em Várzea Grande e garantir 100% a distribuição de água tratada, ao final da execução de todas as obras planejadas do Programa de Aceleração do Crescimento”, detalha Luiz Celso. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114