Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Segunda, 27 de agosto de 2018, 16h15

Comitê gestor cobra o cumprimento de meta do programa Luz Para Todos


A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), representada pelo assessor de Relações Institucionais e membro do Conselho Estadual de Consumidores de Energia Elétrica (Concel), Edvaldo Belisário dos Santos participou da reunião ordinária do Comitê Gestor Estadual do Programa Luz Para Todos em Mato Grosso, realizada na segunda quinzena de agosto. A reunião foi coordenada pelos representantes das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte),Hélio César  Monti, do Ministério de Minas e Energia, Hamilton Chiarini de Alcântara e contou com a presença da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e outras entidades representativas.

A pauta foi a abrangência do Programa Luz para Todos que tem comoobjetivo levar energia elétrica ao meio rural brasileiro.

De acordo com Belisário, após as discussões, ficou entendido que a Energisa não está alcançando a meta de implantação do programa no campo. “A Energisa vem alcançando uma meta bem baixo da prevista em contrato, cuja morosidade vem causando sérios prejuízos àqueles que necessitam da energia elétrica para o desenvolvimento de suas atividades no campo”, explicou Belisário.

Belisário explicou que o contrato firmado em outubro de 2017, entre a distribuidora Energisa e Eletrobrás, prevê 17.794 novas ligações, entretanto nos nove primeiros meses efetivos de obra a média mensal foi de apenas 238 ligações, contra uma previsão de, no mínimo 720.

O assessor de Relações Institucionais apontou ainda a insatisfação do comitê com o rendimento da Energisa. “Devido ao baixo rendimento da Energisa milhares de produtores rurais de Mato Grosso estão sendo prejudicados”, apontou Belisário.

Por conta da insatisfação do comitê ficou decidido, em unanimidade, encaminhar uma correspondência ao Ministério de Minas e Energia, com cópia para a Eletrobrás, solicitando celeridade e empenho da Energisa visando cumprir com os compromissos assumidos, sob pena de rescisão contratual e aplicação de penalidades. Como também será solicitado que sejam realizadas todas as ligações faltantes ainda este ano, tendo em vista que a Energisa recebeu dinheiro público para o cumprimento do contrato, para beneficiar mais outras 72 mil pessoas no estado.

“A energia elétrica é o principal vetor para o desenvolvimento de regiões já atendidas com o programa Luz para Todos, e o que vem sendo feito não é simplesmente levar energia e abrir as portas para tudo que a modernidade permite, mas sobretudo colocar renda para o produtor, aumentando a qualidade de vida das famílias beneficiadas pelo programa”, finalizou Belisário. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114