Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Segunda, 27 de agosto de 2018, 16h31

Sistema Famato promove seminário na Índia e assina memorando de cooperação


.

Apresentar as informações do agronegócio de Mato Grosso e conhecer as oportunidades de negócios na Índia pautaram as primeiras reuniões dos participantes da Missão Técnica AgriHub ao país nesta segunda-feira (27/08). O Sistema Famato promoveu um seminário para representantes de 25 empresas e instituições do agronegócio indiano. Além disso, assinou um memorando de cooperação para estreitar as relações comerciais e tecnológicas entre os produtores dos dois países.

Os empresários tiraram dúvidas sobre o Agro mato-grossense e falaram sobre a produção no país. Apesar de a agricultura não ser a principal atividade do PIB indiano (18%), cerca de metade da sua força de trabalho está neste segmento. As atividades associativistas estão adquirindo uma importância cada vez maior neste setor. As principais culturas produzidas são: arroz, trigo, pulses, cana-de-açúcar e algodão. A fruticultura e a horticultura estão assumindo um maior destaque nos últimos anos.

"O seminário foi importante para mostrarmos o potencial da produção de Mato Grosso e conhecer os desafios e oportunidades do mercado indiano", afirmou o segundo vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Marcos da Rosa.

Participaram do encontro cerca de 50 pessoas. O superintendente Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca, falou sobre o que é o projeto AgriHub, os trabalhos desenvolvidos, desafios, planos e oportunidades. O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Otávio Celidonio, abordou sobre a produção agrícola do estado e o trabalho feito pelo Sistema Famato.

O consultor e produtor rural Ricardo Arioli apresentou informações do Instituto Soja Livre, que congrega diversos agentes interessados na produção de soja não transgênica, e do Conselho Brasileiro de Feijões e Pulses (CBFP), que reúne representantes das principais entidades relacionadas com as culturas para discutir políticas para o setor.

Representantes da empresa de irrigação Jain Irrigation Systems Limited e da multinacional de defensivos UPL também fizeram apresentações. O embaixador do Brasil em Nova Delhi, Tovar da Silva Nunes, abriu o seminário.

Parcerias - Antes do seminário, o grupo foi recebido por representantes do Conselho Indiano para Alimentação e Agricultura (ICFA) - criado em 2015 e com a participação de 45 organizações de agricultores associadas. Trata de questões políticas relacionadas a agricultores, alimentos e agroindústrias.

Segundo o diretor executivo, CP Shoran, os produtores rurais conquistaram recentemente com o governo indiano a política de preços mínimos, principalmente para o arroz e o trigo. Ao todo 26 produtos estão na política agrícola do país. O governo compra cerca de 25% a 30% da safra para garantir a segurança alimentar. O restante é comercializado a preço de mercado.

Entre os principais desafios da agricultura indiana, conforme o ICFA, está aumentar a produção de frutas no país. "Já produzimos muito açúcar, trigo e arroz. Queremos crescer na produção de frutas e milheto. Atualmente, 60% da maçã que consumimos, por exemplo, é importada", informou Shoran.

Ao final da reunião, a Famato, representada pelo segundo vice-presidente, Marcos da Rosa, assinou um memorando de cooperação para aumentar o comércio entre os dois países e o intercâmbio tecnológico.

Em uma reunião na Embaixada do Brasil, o grupo também conheceu os serviços de telecomunicações e acesso à internet rural feitos pelas empresas VNL e AirJaldi.

Participam da missão lideranças da Famato, Senar-MT, CBFP, Instituto Soja Livre, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e de Minas Gerais (Aprosoja-MG) e Associação dos Produtores de Semente de Mato Grosso (Aprosmat).

O projeto AgriHub é uma iniciativa da Famato, Senar-MT e Imea criado em 2016 para identificar os problemas dos produtores rurais e conectá-los a startups, mentores, empresas de tecnologia, pesquisadores e investidores para desenvolver soluções e promover o melhor ajuste de tecnologias para o campo.

Acompanhe as informações da Missão Técnica AgriHub Índia no site www.agrihub.org.br ou pelo facebook www.facebook.com/AgriHubBr.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114